O tetracampeão mundial Max Verstappen venceu duas vezes desde que Mekies chegou há seis corridas e esteve no pódio nas últimas quatro corridas, terminando em segundo lugar em Singapura no passado fim de semana.
Antes de Zandvoort, uma corrida em casa onde terminou em segundo, Verstappen não subia ao pódio há quatro corridas.
"Ainda é zero, pessoal. Ainda é zero", disse Mekies aos jornalistas em Singapura quando lhe perguntaram que crédito ele achava que poderia receber pela reviravolta: "A melhoria do desempenho deve-se basicamente ao trabalho de todos que tentam analisar as limitações do carro, corrida após corrida. O que é que nos impede de explorar o potencial do carro? Como é que podemos aumentar o desempenho do carro? Onde é que precisamos de aumentar o desempenho para que se converta em tempo de volta?"
Verstappen passou de 104 pontos atrás do líder do campeonato da McLaren, Oscar Piastri, após o Grande Prémio dos Países Baixos, no final de agosto, para 63 pontos de distância do australiano após a corrida de domingo. Faltando seis Grandes Prémios e três corridas de sprint no sábado, Verstappen ainda está na luta pelo título, embora seja uma hipótese remota.
"Acho que Laurent está provavelmente a ser demasiado simpático", disse o campeão sobre as palavras de Mekies, com o consultor da Red Bull, Helmut Marko, a dizer anteriormente que o chefe era "demasiado humilde".
"No final do dia, o que é muito bom é que abordamos isto como um verdadeiro esforço de equipa. Tentámos sempre olhar para os pormenores. Tentámos perceber quais eram os nossos pontos fracos. E, desde há algumas corridas, melhorámos muito. Penso que agora percebemos porquê ou como podemos ser melhores. Fazendo as perguntas certas, incluindo o envolvimento do Laurent, está a funcionar bem."
A McLaren manteve o título de construtores em Singapura e espera-se que faça a dobradinha e acabe com a série de quatro coroas consecutivas de pilotos de Verstappen.