Verstappen, da Red Bull, segurou Lando Norris e o líder do campeonato, Oscar Piastri, depois de ter estabelecido a volta mais rápida da história no circuito ao conquistar a pole position na qualificação de sábado. Depois do Japão e da Emilia Romagna, Verstappen voltou a vencer em Itália.
Atrás, depois de um imbróglio no final da corrida devido à única paragem nas boxes, os dois primeiros classificados do Campeonato do Mundo contentaram-se com um lugar no pódio, tal como aconteceu em Suzuka e Imola.
No arranque, Lando Norris foi empurrado para a relva por Max Verstappen, que não teve escolha a não ser cortar na primeira chicane. Atrás dele, Charles Leclerc foi imediatamente agressivo e passou Oscar Piastri. Este último devolveu o favor ao monegasco na mesma volta, proporcionando grandes batalhas na frente da corrida nesta fase inicial. Norris recuperou a liderança após a manobra ilícita de Max, que não se deu por vencido e voltou à liderança no início da quarta volta.
Mais atrás, Fernando Alonso mantinha o ritmo depois de passar Yuki Tsunoda e Andrea Antonelli. Gabriel Bortoleto também estava na luta, atrás de George Russell. O britânico estava em quinto após seis voltas enquanto Piastri ultrapassou Leclerc novamente. Uma bela batalha entre a McLaren e a Ferrari. No que diz respeito à Scuderia, Lewis Hamilton não se deu por derrotado e foi subindo as posições à frente de Bortoleto.
Depois de Tsunoda ter sido o primeiro a ir às boxes colocar pneus duros, seguiram-se Alonso e Bortoleto, mas o espanhol teve de retirar o carro pouco depois devido a uma quebra na suspensão. No final da volta 37.ª volta, o líder Verstappen também mudou para pneus duros e voltou à pista no terceiro lugar, com Norris na frente... mas por quanto tempo?
A sete voltas do fim, Piastri foi o primeiro a colocar pneus macios, com o seu companheiro de equipa a seguir o exemplo uma volta mais tarde. Então, como que por magia, a paragem demorou mais tempo do que a do australiano, perdendo três segundos e deitando por água abaixo a estratégia de Norris. O resto da corrida foi um passeio no parque para o tetracampeão mundial Max Verstappen.
No entanto, a McLaren comunicou via rádio e pediu a Piastri que deixasse Norris passar. Os dois estavam agora livres para lutar em pista a quatro voltas do fim. Mas o britânico, com pneus mais frescos, não teve dificuldades em segurar o segundo lugar, apesar dos protestos do australiano.