Mais

Fórmula: Haas nomeia Laura Muller como a primeira mulher engenheira de corrida

Muller foi nomeada a primeira mulher engenheira de corrida da F1
Muller foi nomeada a primeira mulher engenheira de corrida da F1Taidgh Barron / Zuma Press / Profimedia
A Haas nomeou Laura Muller como a primeira mulher engenheira de corrida na Fórmula 1, como parte de uma mudança na equipa de operações.

A alemã irá trabalhar com o recém-recrutado piloto Esteban Ocon, enquanto outra mulher, Carine Cridelich, deverá entrar como chefe de estratégia da equipa Racing Bulls da Red Bull. A Haas, sediada nos Estados Unidos, vai tentar cimentar crescimento após o sétimo lugar da época passada no campeonato de construtores com uma nova formação de pilotos que inclui Ocon e Oliver Bearman.

Muller foi promovida do cargo de engenheira de performance. Um engenheiro de corrida trabalha mais de perto com o piloto na configuração e funcionamento do seu carro e é o principal elo de ligação entre o piloto em pista e a equipa nas boxes através de comunicações via rádio. O diretor da equipa Haas, Ayao Komatsu, afirmou que Muller era a melhor candidata para o cargo.

"Ela tem um carácter muito determinado e é muito trabalhadora. A sua ética de trabalho é muito, muito boa. Se olharmos para o número de engenheiras que temos no escritório, é sem dúvida mais do que antes. Mas não escolhi a Laura por ser mulher. Não nos importamos com a nacionalidade, o género - não importa, porque o que importa é o trabalho. Como se pode encaixar na equipa, como se pode maximizar o desempenho. Acredito que é a escolha certa", atirou.

Cridelich vai juntar-se à Haas em março, pondo fim a uma procura de um chefe de estratégia que Komatsu disse estar a decorrer "há muito, muito tempo".

Francesco Nenci, que foi recentemente chefe da equipa de desempenho no projeto do Rali Dakar da Audi, é o novo engenheiro-chefe, enquanto Mark Lowe será o diretor desportivo.

Komatsu disse que os ajustes na equipa de pista foram uma "grande mudança", mas acrescentou que foi uma das "áreas mais fracas do ano passado".

Os testes de pré-temporada realizam-se no Bahrain, de 26 a 28 de fevereiro, antes do Grande Prémio da Austrália, a 16 de março.