Mais

Jenson Button vai abandonar o desporto profissional. "Quero passar mais tempo com a minha família"

Jenson Button foi campeão do mundo de Fórmula 1 em 2009
Jenson Button foi campeão do mundo de Fórmula 1 em 2009PAP / EPA
Campeão do mundo de Fórmula 1 em 2009, com as cores da Brawn GP-Mercedes, o britânico Jenson Button anunciou oficialmente que vai terminar a sua carreira profissional no desporto automóvel após a temporada deste ano.

Button garantiu o seu único título de campeão do mundo em 18 de outubro de 2009, uma ronda antes do final da época, quando terminou em quinto lugar no Grande Prémio do Brasil em Interlagos. A sua equipa Brawn GP-Mercedes também venceu a classificação do Campeonato do Mundo de Construtores nessa altura.

Na sua carreira na F1, Button competiu até 2016, sendo a sua última equipa a McLaren. Conduziu 311 corridas na série, vencendo 15 vezes e partindo da pole position oito vezes.

Depois de deixar a F1, competiu em várias outras séries de corridas, incluindo Super GT, DTM, IMSA, NASCAR e Extreme E. A partir da época de 2024, competiu no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) de longa distância, na sua primeira época com a equipa Porsche, este ano com a Cadillac Hertz Team JOTA.

Na última corrida, a 13 de julho, no circuito de Interlagos, no Brasil, na quinta ronda do campeonato do mundo, foi muito bem sucedido, com a sua equipa a terminar em segundo lugar. Participou também quatro vezes nas prestigiadas 24 Le Mans, mas não obteve sucesso.

"A vida tornou-se demasiado intensa, tenho uma agenda muito preenchida. É altura de começar a pensar um pouco mais no futuro e de passar mais tempo com a minha família", afirmou Jenson Burron.

O piloto admitiu que, a nível profissional, vai agora concentrar-se no seu trabalho como comentador na estação televisiva Sky Sports.