Mais

Vasseur não está preocupado com a fricção entre Hamilton e Leclerc: "Grande respeito mútuo"

Charles Leclerc e Lewis Hamilton vão pilotar juntos pela Ferrari em 2025
Charles Leclerc e Lewis Hamilton vão pilotar juntos pela Ferrari em 2025Jakub Porzycki/NurPhoto/Shutters / Shutterstock Editorial / Profimedia
O chefe da Ferrari não está preocupado com a interação entre os dois pilotos na próxima temporada e espera que a competição entre os dois torne a equipa mais forte e mais competitiva, aproveitando também o crescimento do monegasco, que "melhorou muito no seu comportamento".

"É sempre um desafio", disse Vasseur aos jornalistas durante um almoço de Natal na pista de testes da Ferrari em Fiorano, quando questionado sobre como tenciona gerir a relação entre os pilotos e os desafios que se avizinham.

"Este ano tive o meu desafio entre o Charles (Leclerc) e o Carlos (Sainz), mas penso que isso fez parte do desempenho. Entre os dois tivemos alguns atritos - Monza ou Las Vegas - mas no final penso que foi bom para o desempenho da equipa. Quanto ao Charles e ao Lewis (Hamilton), não me preocupo muito. Eles têm um grande respeito um pelo outro, conhecem-se, têm falado sobre isto há meses e penso que é muito melhor lutar por um dois ou dois-três na grelha do que por um 19-20".

Hamilton, o piloto mais bem sucedido da história do campeonato, está a tentar conquistar o seu oitavo título, enquanto Leclerc procura o seu primeiro. O monegasco de 27 anos é considerado um dos pilotos mais rápidos numa única volta. A sua proeza na qualificação contrasta fortemente com as recentes dificuldades de Hamilton no sábado, apesar do recorde de 104 poles na carreira do britânico de 39 anos. Os dois têm sido adversários nesta temporada e Leclerc disse que está ansioso para aprender com Hamilton.

Hamilton, sete vezes campeão de Fórmula 1, deixou a Mercedes para ocupar o lugar do espanhol Carlos Sainz ao lado de Leclerc numa equipa que vai competir pelo campeonato de construtores este ano. Sainz e Leclerc venceram cinco corridas juntos em 2024 e a Ferrari terminou em segundo lugar, 14 pontos atrás da campeã McLaren. Hamilton tem um recorde de 105 vitórias na carreira.

"Leclerc melhorou muito na sua gestão"

Vasseur disse que Leclerc, que venceu as corridas de Mónaco, Monza e Austin este ano, tinha melhorado: "Penso que Charles melhorou muito na sua gestão, não só na gestão dos pneus, mas também na gestão da corrida, na sua abordagem antes do fim de semana. Claro que nunca é perfeito e temos de melhorar em todo o lado, mas penso que ele está hoje numa posição melhor do que há 12 meses. Ainda temos de trabalhar e desenvolver mais, mas está no bom caminho".