Mais

IndyCar: Palou fica sem recorde e O'Ward confirma o vice-campeonato

Palou fica sem marca histórica
Palou fica sem marca históricaGrindstone Media Group / Alamy / Profimedia

Com uma audaciosa recuperação nos momentos finais, o dinamarquês Christian Rasmussen superou o campeão Álex Palou no domingo no Milwaukee Mile 250 para conquistar sua primeira vitória na IndyCar e negar ao espanhol mais uma página na história da série.

O piloto mexicano Patricio O'Ward, por sua vez, foi quinto e garantiu o vice-campeonato, o primeiro na principal categoria do automobilismo dos Estados Unidos, a uma corrida do encerramento da temporada.

"Foi o melhor campeonato que tivemos até agora, tanto para mim quanto para a equipa, e estou ansioso pelo próximo fim de semana em Nashville. Vamos tentar terminar este campeonato com uma vitória", afirmou Pato, de 26 anos.

Palou já havia garantido o seu terceiro título consecutivo da IndyCar e o quarto em cinco temporadas com um terceiro lugar em Portland há duas semanas.

Ele buscava o recorde de 10 vitórias numa temporada da IndyCar, alcançado por A.J. Foyt em 1964 e Al Unser Sr. em 1970.

O piloto da Chip Ganassi Racing soma oito triunfos, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis, mas a conquista de Rasmussen na penúltima corrida do campeonato acabou com seu sonho. Ele foi um dos vários pilotos que trocaram para pneus novos durante uma bandeira amarela tardia devido a uma chuva leve. O piloto da Ed Carpenter Racing lutou agressivamente a partir da sexta posição e superou Palou, que optou por não entrar nos boxes para trocar pneus, para assumir a liderança a 15 voltas do fim. Após ultrapassar o campeão na reta principal, o dinamarquês disparou e venceu por 1,9 segundos.

O neozelandês Scott McLaughlin, da Penske, foi terceiro e o norte-americano Alexander Rossi, companheiro de Rasmussen na Ed Carpenter, foi quarto.

Rasmussen, que disputa a sua segunda temporada completa na IndyCar, deu à Ed Carpenter Racing a sua primeira vitória na competição desde que o neerlandês Rinus VeeKay venceu no circuito de Indianápolis em maio de 2021.

Palou é o quarto piloto na história da Indy a conquistar três títulos consecutivos, depois do norte-americano Ted Horn, do francês Sebastien Bourdais e do escocês Dario Franchitti.

Com um total de quatro títulos, o espanhol ocupa o terceiro lugar na lista histórica da série, atrás do recorde de 10 títulos de A.J. Foyt e dos seis do neozelandês Scott Dixon.