Eis como acompanhámos a qualificação para o Grande Prémio de Emilia-Romagna (Q1 a Q3).
Q1
Alonso foi uma surpresa no início e conseguiu estabelecer um bom 1:16.238, o que foi suficiente para ultrapassar provisoriamente Lewis Hamilton. Alex Albon estava na frente do pelotão antes de Yuki Tsunoda ter um acidente aparatoso. Felizmente, o piloto japonês conseguiu sair do acidente ileso.
A bandeira vermelha foi imediata e interrompeu a sessão durante vários minutos. Após o recomeço, o londrino melhorou e estabeleceu-se como o mais rápido... por apenas alguns momentos. Alonso progrediu com pneus macios até ao ponto em que dominou (1:15.695) e garantiu um lugar na Q2. Verstappen e Piastri também não tiveram dificuldades.
Como se não bastasse o japonês, Franco Colapinto foi direto ao muro depois de deslizar na relva. O argentino, que já tinha completado a série, também teve de ir para o centro médico e não voltou a correr. Liam Lawson, Nico Hülkenberg, Esteban Ocon e Ollie Bearman juntaram-se ao grupo de pilotos eliminados.
Q2
Lando Norris começou a ganhar terreno com um notável 1:15.261, que o seu colega de equipa deixou para trás. Após uma breve pausa, os McLarens voltaram à pista com pneus usados, uma vez que o objetivo estava quase garantido. Entretanto, os representantes da Aston Martin mudaram a sua estratégia para pneus médios para colocar os dois monolugares na Q3.
Na fase decisiva, foi a vez dos escondidos, aqueles que estavam à espreita: Isack Hadjar deu um passo importante e Carlos Sainz foi premiado com o primeiro lugar (1:15.198); Kimi Antonelli também chegou atrasado num dia fatídico para a Ferrari em casa - nem Charles Leclerc, nem a contratação mediática Hamilton conseguiram entrar no top 10. Bartoleto também ficou de fora.
Q3
A pole position parecia ter um sabor neerlandês, mas o extraordinário 1:14.670 de Piastri quebrou todos os planosde Max Verstappen. Fernando Alonso e Lance Stroll utilizaram um médio usado na volta decisiva, ao contrário dos restantes (macios novos). A decisão valeu a pena: o bicampeão espanhol vai partir da quinta posição, à frente de Sainz.
Max vai partir ao lado do australiano e será, portanto, um dos principais candidatos à vitória. Russell, que completa o pódio, também terá como objetivo na tarde de domingo. Lando será quarto e já se sabe que tem muito potencial para conseguir um bom prémio. E o resto da grelha, pela seguinte ordem: Albon, Stroll, Hadjar e Gasly.