Mais

Ott Tänak, da Estónia, domina o Rali do Quénia após o primeiro dia

Tänak domina o Rali do Quénia após o primeiro dia
Tänak domina o Rali do Quénia após o primeiro diaIPA / Sipa Press / Profimedia
O estoniano Ott Tänak (Hyundai) assumiu a liderança da classificação do Rali do Quénia, a terceira ronda do Campeonato do Mundo de Ralis, com 14 provas, na quinta-feira, após a segunda e última especial do dia.

O campeão do mundo de 2019 liderou o japonês Takamoto Katsuta (Toyota) e o luxemburguês Grégory Munster (M-Sport/Ford) por menos de três segundos após os primeiros 12,91 quilómetros cronometrados.

O atual campeão do mundo Thierry Neuville (Toyota) quase perdeu tudo na SS2: ficou sobre duas rodas e danificou o seu carro.

O belga conseguiu terminar a especial, mas perdeu quase 20 segundos.

O duplo campeão do mundo Kalle Rovanperä, também da Toyota, é o quarto classificado, a três segundos de Tänak, logo à frente do seu companheiro de equipa galês Elfyn Evans.

Tal como anunciado na véspera, os pilotos mantiveram-se em silêncio ou limitaram-se a proferir algumas palavras na sua língua materna, em protesto contra as novas regras da FIA relativas aos palavrões.

O dia de sexta-feira vai ser duro para os pilotos, com oito etapas especiais e 159,06 quilómetros cronometrados perto de Naivasha, cerca de 100 quilómetros a noroeste da capital Nairobi.

Classificação do Rali do Quénia

1. Ott Tänak/Martin Järveoja (EST/Hyundai) 9:52.3

2. Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (JPN-IRL/Toyota) +2.4

3. Grégoire Munster/Louis Louka (LUX-BEL/M-Sport-Ford) +2.6.

4. Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (FIN/Toyota) +3.

5. Elfyn Evans/Scott Martin (GBR/Toyota) +4,5.