Ao argentino indicaram que mantivesse as posições, mas fez ouvidos moucos e acabou por ultrapassar Pierre Gasly, que era o líder em pista. Este acontecimento complica ainda mais a continuidade do sul-americano para 2026, apesar de continuar a ter o apoio de Flavio Briatore.
"Só temos de manter as nossas posições, por favor", pediram do pit lane. No entanto, o segundo da equipa francesa não achou boa ideia e protestou contra a ordem: "Manter as nossas posições? Mas ele é lento!", disse, referindo-se a Gasly.
Depois da corrida, a Alpine expressou o seu desagrado: "Demos instruções aos pilotos para manterem a posição, uma vez que estávamos a gerir o combustível com ambos os carros e com a variável adicional do número de voltas restantes, com os líderes muito próximos. Como equipa, qualquer instrução vinda do muro das boxes é definitiva e hoje estamos desiludidos por isso não ter acontecido, pelo que é algo que vamos rever e abordar internamente", comentou Steve Nielsen, diretor da equipa.
Por seu lado, Colapinto explicou os motivos que o levaram a fazer o que fez: "Tinha o Bortoleto muito perto atrás. Estava a defender-me com muita força e o Pierre estava muito lento; tinha pneus velhos ou algum problema. Ultrapassei-o. Estava muito perto e penso que foi o melhor para a situação", afirmou.