Apenas duas etapas desta 12.ª, das catorze rondas do campeonato, estavam programadas para esta quinta-feira, e a vantagem do piloto da Toyota, líder do campeonato do mundo, ainda é diminuta: o finlandês Kalle Rovanperä, seu companheiro de equipa na Toyota, é segundo a 1,6 segundos. O francês Adrien Fourmaux colocou o seu Hyundai em terceiro lugar, a 3,9 segundos.
Elfyn Evans (Toyota), o principal rival de Sébastien Ogier pelo título e a apenas dois pontos de distância, está provisoriamente em 6º lugar, a apenas seis segundos do francês.
"Cometemos um pequeno erro e perdemos um pouco de tempo antes do 5º quilómetro", admitiu o britânico.
"Podemos ter hesitado em alguns sítios, mas está tudo bem", acrescentou.
Depois deste ensaio, o trabalho a sério começa na sexta-feira, com seis etapas especiais no programa.
"É difícil fazer previsões: as etapas checas são muito complicadas, com asfalto degradado e um pouco de terra, por isso veremos", explicou.
O octacampeão do mundo, que igualaria os nove títulos de Sébastien Loeb se fosse coroado esta época, terá a vantagem de abrir a estrada na sexta-feira de manhã. Embora esta posição possa ser uma desvantagem na gravilha, é bastante vantajosa no asfalto, onde cada carro que passa pode potencialmente trazer detritos - folhas, terra ou gravilha - para a trajetória.
O rali tem lugar na Alemanha, Áustria e República Checa.