Surpreendentemente, o sueco Oliver Solberg (23 anos), que está a competir na categoria de elite do Campeonato do Mundo pela primeira vez em três anos, foi o mais rápido na primeira etapa do Rali da Estónia. O filho do campeão do mundo de 2003, Nora Petter Solberg, recebeu uma oportunidade da equipa de fábrica da Toyota na oitava ronda da série e, até agora, está a aproveitá-la ao máximo. Conseguiu três vitórias nas oito primeiras etapas e lidera com 12,4 segundos de vantagem sobre o campeão do mundo de 2019, Otto Tänak (37), no Hyundai.
"Este foi um dos melhores dias da minha vida", disse Solberg, que nunca ganhou um teste cronometrado no rali mundial.
"Estou a liderar e ganhei algumas etapas. Tenho uma óptima impressão da condução. Foi muito divertido hoje", disse o piloto, que compete na categoria WRC2. Já obteve três vitórias este ano e lidera o campeonato.
Atrás de Tänak, que venceu o anterior Rali da Acrópole, o belga Thierry Neuville está em terceiro lugar noutro Hyundai. O atual campeão do mundo está a 14,2 segundos de Solberg.
O quarto lugar, 20 segundos atrás do líder, pertence ao bicampeão mundial Kalle Rovanperämi, que reinou no Rali da Estónia de 2021 a 2023. No ano passado, o evento esteve ausente do calendário do campeonato mundial.