Mais

MotoGP: Marc Márquez vence GP dos Países Baixos, Miguel Oliveira e Alex Márquez desistem

Atualizado
Marc Márquez triunfa em Assen
Marc Márquez triunfa em AssenGIGI SOLDANO / Studio Milagro / DPPI via AFP
Marc Márquez (32 anos) venceu o Grande Prémio dos Países Baixos no domingo, completando um fim de semana perfeito em termos de resultados e consolidando a sua posição no topo da classificação geral. Antes, o português Miguel Oliveira envolveu-se num incidente e foi forçado a desistir, tal como Alex Marquéz, que teve uma queda feia e fraturou a mão.

O mais velho Márquez estava pronto para repetir a sua vitória de sábado no sprint, embora também estivesse ciente de que era uma história muito diferente. O inimigo estava tanto em casa, o seu irmão, como lá fora. O seu bom arranque levou-o a ganhar algumas posições nas primeiras voltas, embora ainda não fosse suficiente para apanhar Francesco Bagnaia, que assumiu a liderança depois de deixar Fabio Quartararo para trás.

A igualdade era total entre seis pilotos que pareciam ter hipóteses reais de vencer, embora o grupo fosse progressivamente reduzido. Alex, no entanto, começou a perder força demasiado cedo e teve dificuldades em manter o ritmo. Pedro Acosta, por seu lado, comprou uma boa mão-cheia de bilhetes para se tornar a grande surpresa do dia. Nono na qualificação, o espanhol subiu ao quarto lugar pouco antes de o campeão de 2023 perder o trono.

Mas havia mais um piloto a ter em conta: Marco Bezzecchi e a sua Aprilia, uma equipa em que Jorge Martin não se enquadrou e que poderá deixar no próximo ano. O italiano estava confiante e colocou muita pressão no octacampeão da classe MotoGP, mas a investida não deu frutos e o catalão conseguiu manter-se vivo até conseguir afastar-se um pouco. Entretanto, o Tubarão e Pecco trocaram de lugar na luta pelo bronze.

Bezzecchi não desistiu e manteve-se na luta para aproveitar qualquer erro de Marc, que voava numa parte do circuito e sofria noutra (de facto, recebeu uma advertência por exceder os limites da pista a seis voltas do fim). Esta falta de continuidade deu esperança ao piloto de Rimini, que apenas se contentou com o segundo lugar, num desempenho mais do que notável. Bagnaia completou o pódio.

Uma das piores notícias da tarde veio de Álex Márquez, vítima de uma infeliz queda que o atirou para o asfalto e cujas consequências médicas já são conhecidas: sofreu uma fratura no segundo metacarpo da mão esquerda a pouco menos de duas semanas do Grande Prémio da Alemanha. Apesar deste infortúnio, o piloto da Gresini Racing deixa os Países Baixos com uma honrosa prata na corrida sprint.

MotoGP: Miguel Oliveira desiste do Grande Prémio dos Países Baixos após incidente