Marc Márquez continua a dar passos firmes rumo ao seu primeiro título mundial desde 2019. O espanhol da Ducati assinou, esta sexta-feira, o terceiro melhor tempo nos treinos livres do Grande Prémio do Japão de MotoGP, em Motegi, numa sessão marcada por temperaturas invulgarmente altas, próximas dos 30 °C.
Márquez completou a sua melhor volta em 1:44,95 minutos, ficando a apenas 0,102 segundos de Francesco Bagnaia, o mais rápido do dia. Jorge Martín, atual campeão do mundo, foi o segundo mais veloz, 0,093 segundos atrás do italiano.
O hexacampeão de MotoGP pode sagrar-se campeão já este fim de semana, caso termine a corrida com pelo menos três pontos a mais que o seu irmão e principal rival, Álex Márquez, que não foi além do 15.º lugar nos treinos, a 0,643 segundos de Bagnaia.
Com 512 pontos somados até agora - recorde absoluto numa única temporada da categoria - Marc Márquez mantém uma vantagem confortável e poderá confirmar a conquista em Motegi.
O treino livre ficou ainda marcado pelas quedas de Marco Bezzecchi (Aprilia), que caiu por duas vezes, além de Raúl Fernández, Franco Morbidelli, Jack Miller e Enea Bastianini.