MotoGP: Bagnaia bate as KTM e sobe à liderança do Mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
MotoGP: Bagnaia bate as KTM e sobe à liderança do Mundial
Bagnaia conquista a vitória e a liderança no GP de Espanha
Bagnaia conquista a vitória e a liderança no GP de Espanha
AFP
Os quase 80.000 espectadores (163.000 no fim-de-semana) que se deslocaram ao circuito Angel Nieto no domingo não viram um espanhol no pódio de MotoGP, mas assistiram a um grande espectáculo em que apenas a experiência e bravura de Pecco Bagnaia, em Ducati, conseguiu superar o poder das KTMs que ocuparam as outras duas posições da frente.

Aleix Espargaró partiu da pole position mas ficou para trás num arranque aquém das expectativas em que as KTM de Binder e Miller assumiram a liderança. Fabio Quartararo e Miguel Oliveira chocaram na primeira curva, causando uma bandeira vermelha para que os médicos pudessem assistir os pilotos em segurança. A corrida foi suspensa. O piloto português saiu-se pior. Chocou fortemente contra as barreiras de protecção e teve de ser evacuado de ambulância. O francês recuperou rapidamente de uma pancada na perna direita e pôde retomar a corrida na mota de reserva, depois de ter sido examinado pelo médico-chefe do circuito.

A três voltas do final da corrida, a classificação manteve-se igual à do início. Numa partida quase idêntica à primeira, as duas KTM, com uma tracção espectacular, voltaram a ultrapassar Aleix com extrema facilidade e assumiram a liderança da corrida. Binder e Miller foram seguidos pelo campeão do mundo Bagnaia e Jorge Martín, com Aleix em quinto. O antigo campeão Joan Mir, na sua Honda, caiu a meio da corrida.

Binder esteve muito perto da vitória
@KTM_Racing

As motos da construtora austríaca queriam uma dobradinha, mas Bagnaia, Espargaró e Martín queriam evitá-la. Binder afastou-se e Miller tinha dificuldades em seguir o seu companheiro de equipa. Bagnaia tentava acompanhar os dois e os dois espanhóis seguiam-nos de perto. Martin está a arder e fica em quarto lugar, meio segundo atrás de Miller e Bagnaia, com Binder a liderar a corrida.

Bezzechi, até este domingo líder, caiu a 8 voltas do fim, tal como o francês Johan Zarco. Bagnaia, na Ducati, ultrapassou Binder e assumiu a liderança. O campeão dosou bem os seus pneus para preparar o ataque final e funcionou bem, embora tenha entrado na meta com Binder colado à sua roda traseira. Miller foi terceiro e Martin quarto, com Aleix em quinto e Pedrosa em sétimo.

Bagnaia é o novo líder do Campeonato do Mundo com 22 pontos de vantagem sobre Bezzecchi e 25 pontos sobre Binder.