Marc Márquez (32 anos) voltou a impor a sua lei, apesar de ter tido mais problemas do que o esperado para conseguir o primeiro lugar na grelha de partida.
O piloto de Cervera bateu o recorde do circuito, estabelecido por Bagnaia em 2022, por 97 milésimos de segundo. Abrandou depois de marcar 1:45, mas regressou e terminou na primeira posição. Ficou à frente de Álex Márquez (29.º) e Franco Morbidelli, que igualou os seus tempos, mas não conseguiu tirar-lhe a pole.
Pecco Bagnaia foi quarto, a surpresa negativa veio de Marco Bezzecchi, que passou da vitória em Silverstone para o segundo lugar em Aragón devido a uma queda.
Marc Márquez, por outro lado, continua a fazer o seu melhor. Tem nove pole positions em Motorland, sete no MotoGP e 99 no Campeonato do Mundo, 71 das quais na categoria rainha.
Já Miguel Oliveira partirá do 16.º lugar da grelha. O piloto português da Prima Pramac Yamaha foi sexto classificado na Q1, a 0.784 segundos do líder Di Giannantonio, e a 0.763 segundos de Fabio Quartararo, que se apuraram para a Q2.