Mais

MotoGP: Marc Marquéz vence um GP da Alemanha acidentado com Miguel Oliveira entre as oito quedas

Atualizado
Falcão durante a corrida sprint de sábado
Falcão durante a corrida sprint de sábadoRONNY HARTMAN/AFP
Marc Márquez foi dono e senhor do circuito Sachsenring, dando um passo gigante rumo ao título de campeão, seguido no pódio pelo irmão Álex e o companheiro de equipa Pecco Bagnaia. O piloto português Miguel Oliveira foi o primeiro de um total de oito pilotos obrigados a deixar a pista depois de quedas, assim como Di Giannantonio e Bezzechi que rodavam em segundo lugar, na altura dos respetivos acidentes.

Errar é humano, retificar é sábio. Marc Márquez, o dominador absoluto do Campeonato do Mundo de MotoGP, cometeu um erro humano na primeira curva do sprint de sábado, embora tenha recuperado e vencido. Mas não queria dar outra oportunidade aos rivais durante a corrida. Dito e feito. Defendeu a pole position como um sábio no arranque e estabeleceu um ritmo infernal que ninguém conseguiu igualar. Por isso a emoção, de mais um Grande Prémio, passou-se atrás do espanhol.

Miguel Oliveira seguia na 14.ª posição quando, no final da terceira das 30 voltas previstas para esta corrida no circuito de Sachsenring, perdeu o controlo da sua mota e caiu, sem sofrer danos físicos. É a segunda desistência consecutiva do piloto natural de Almada, depois de ter sido forçado a abandonar o GP dos Países Baixos de MotoGP, na ronda anterior, após um incidente com outro piloto ter danificado a sua mota.

O piloto luso já anteriormente tinha desistido no GP de França, sexta prova desta época, não tendo participado na corrida principal do GP da Argentina devido a uma lesão no ombro esquerdo sofrida na sequência de uma queda no sábado, na corrida sprint. O Falcão da Prima Pramac foi forçado a falhar as três corridas seguintes devido a essa lesão.

Imediatamente a seguir ao Oliveira foi a vez de Pedro Acosta se despistar, quando seguia no quinto lugar. Mais tarde, a partir da volta 18 começou uma sucessão de acidentes: Di Giannantonio rodava confortavelmente em segundo deslizou em demasia, Johann Zarco e Marco Bezzechi escorregaram e ficaram fora da luta, enquanto a queda de Ai Ogura levou consigo também Joan Mir pouco antes de mais um despiste, agora de Savadori, que não foi bonito de se ver.

A sete voltas do fim, sobravam apenas 10 pilotos em pista, com Marc Marquéz a liderar confortavelmente e com vantagem suficiente sobre o irmão Álex e o companheiro de equipa Pecco Bagnaia para acabarem por cruzar a bandeira axadrezada. O domínio de Marc foi inquestionável e conquistou a sua nona vitória neste circuito e aumentou a diferença para o irmão na classificação geral de pilotos.