MotoGP: Revolução na Yamaha apresenta o motor V4 e diz adeus aos quatro cilindros em linha

Fabio Quartararo ao comando da sua Yamaha
Fabio Quartararo ao comando da sua YamahaMirco Lazzari gp / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Após décadas de êxitos com o seu icónico motor de quatro cilindros em linha, a Yamaha oficializa a transição para a configuração V4 na próxima temporada.

A Yamaha confirmou a mudança da sua YZR-M1, com a qual compete no Mundial de MotoGP, do emblemático motor de quatro cilindros em linha para a configuração V4 a partir da temporada de 2026.

O quatro cilindros em linha foi um elemento fundamental da identidade desportiva da Yamaha durante décadas – destaca o fabricante de Iwata numa nota –, equipando "pilotos lendários como Valentino Rossi, Jorge Lorenzo e Fabio Quartararo".

Incluindo a corrida deste domingo em Valência, o quatro cilindros em linha esteve presente em 429 Grandes Prémios, venceu 125 provas, subiu a mais de 350 pódios e ajudou a Yamaha a conquistar 8 títulos mundiais de pilotos, 7 de equipas, 5 de construtores e 5 Triple Crown MotoGP.

A transição para o V4 "marca um momento histórico na busca pela performance e inovação por parte da Yamaha", continua o comunicado. "Espera-se que a nova configuração proporcione melhor aceleração, maior eficácia na travagem e uma adaptação superior às exigências mais recentes dos pneus e da aerodinâmica".