Mais

MotoGP: Marc Márquez vai para a Alemanha com o objetivo de se tornar ainda mais líder

Marc Márquez volta a ser o favorito
Marc Márquez volta a ser o favoritoGIGI SOLDANO / Studio Milagro / DPPI via AFP
Depois de ter deixado apenas migalhas para os rivais desde o início da temporada, Marc Márquez (Ducati) chega este fim de semana ao Grande Prémio da Alemanha de MotoGP pronto para aumentar ainda mais a sua distância como líder do Campeonato do Mundo, numa pista que lhe tem dado muitas alegrias.

No asfalto de Sachsenring, na região da Saxónia, no leste do país, o mais velho dos irmãos Márquez soma onze vitórias em todas as categorias do motociclismo, oito delas no MotoGP, a classe rainha.

O hexacampeão mundial dominou consecutivamente de 2013 a 2021, uma série apenas interrompida em 2020 pela pandemia de COVID-19.

Depois de três épocas em que as vitórias foram partilhadas entre o francês Fabio Quartararo (2022), o espanhol Jorge Martín (2023) e o italiano Francesco Bagnaia (2024), Márquez é o grande favorito.

Márquez vem de três fins-de-semana perfeitos (vitórias no sprint e no GP) e está confiante para o Sachsenring, onde a possibilidade de chuva pode ser uma surpresa.

"Vai ser um fim de semana em que vou atacar. Mugello e Assen foram dois circuitos que, teoricamente, não me eram muito favoráveis, mas consegui o máximo de pontos. É completamente diferente em Sachsenring, uma pista que se adapta perfeitamente ao meu estilo de pilotagem", prometeu o piloto de 32 anos.

Para além do título, um lugar no topo do pódio também o aproximaria do recorde de vitórias neste circuito, ainda na posse da lenda italiana Giacomo Agostini.

Jorge Martin novamente fora de ação

Depois de seis vitórias em Grandes Prémios e nove vitórias em corridas de velocidade nas primeiras dez rondas do calendário, Marc Márquez tem 307 pontos, 68 à frente do seu irmão Álex Márquez e 126 à frente do seu companheiro de equipa na Ducati, Francesco Bagnaia.

Álex (Ducati-Gresini), que sofreu uma lesão no dedo há duas semanas depois de uma queda na fase inicial do GP dos Países Baixos, está à espera de luz verde da equipa médica de MotoGP para correr na Alemanha.

O atual Campeão do Mundo Jorge Martin (Aprilia), a recuperar de uma queda que causou um hemopneumotórax e fraturas nas costelas em meados de abril no GP do Catar, também vai estar fora de ação na Alemanha, mas poderá regressar na próxima semana na República Checa.

Para além da luta entre os irmãos Márquez, dois pilotos chegam à Alemanha com o objetivo de regressar à competição.

Vingança para Quartararo ou Bagnaia?

Bicampeão do mundo (2022, 2023), Pecco, cuja única vitória nesta temporada remonta a março (GP das Américas), está a ficar sem hipóteses de se manter na luta pelo terceiro título e precisa de um bom fim de semana para se relançar matemática e moralmente.

Vencedor na Alemanha há um ano, quando se encontrava em plena luta com Martin, Sachsenring poderá oferecer a F. Bagnaia um renascimento muito necessário.

Quartararo, que apesar da pole position em Assen, estava com vontade de se vingar e terminou em 10.º.

O que é certo é que o ambiente em Sachsenring não vai faltar: esta pista, uma das poucas do campeonato a ser percorrida no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, tem grandes multidões.

Centenas de milhares de espectadores que poderão ver a luta pelo título de Marc Márquez ser novamente decidida.