Mais

Cristiano Ronaldo é o futebolista mais bem pago em 2025/26 na lista da Forbes

Cristiano Ronaldo lidera a lista da Forbes
Cristiano Ronaldo lidera a lista da ForbesSTEFAN KOOPS / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

O português Cristiano Ronaldo voltou a liderar a lista da Forbes dos futebolistas mais bem pagos para a temporada 2025/26, sendo um dos três jogadores do top 10 que atuam na Arábia Saudita.

É a sexta vez na última década que Cristiano Ronaldo ocupa o topo da lista da Forbes, apenas uma semana depois da Bloomberg ter anunciado que o jogador português de 40 anos tornou-se o primeiro bilionário do futebol.

Com ganhos estimados dentro e fora dos relvados de 280 milhões de dólares (240 milhões de euros), o jogador do Al Nassr irá receber mais do dobro do que o seu rival em segundo lugar, Lionel Messi, cujo valor estimado de 130 milhões de dólares (111 milhões de euros) resulta sobretudo de contratos fora dos relvados, mais do que do seu salário no Inter Miami, da MLS.

Segue-se o francês, antigo vencedor da Bola de Ouro, Karim Benzema, que recebe 104 milhões de dólares (89 milhões de euros) por ano graças ao seu contrato milionário no Al Ittihad, agora orientado por Sérgio Conceição.

O terceiro elemento do top 10 a jogar na Arábia Saudita é o avançado senegalês Sadio Mané, colega de equipa de Cristiano Ronaldo, que ocupa a oitava posição com ganhos estimados em 54 milhões de dólares (46 milhões de euros).

O número de jogadores de clubes sauditas no top 10 diminuiu em relação ao ano anterior, já que o brasileiro Neymar saiu do Al Hilal em janeiro para regressar ao seu clube de infância, o Santos, no Brasil.

Em 2024/25, ocupava a terceira posição da lista com 110 milhões de dólares (94 milhões de libras), mas agora aparentemente recebe apenas 38 milhões de dólares (32 milhões de euros), maioritariamente provenientes de contratos fora dos relvados.

Apesar do poder e da riqueza da Premier League inglesa – cujos clubes gastaram um valor recorde de 2,6 mil milhões de libras em transferências na janela de verão – apenas dois jogadores dessa competição integram o top 10: Erling Haaland, do Manchester City, em quinto, e Mohamed Salah, do Liverpool, em sétimo.

No entanto, é a LaLiga que conta com mais representantes no top 10, incluindo três jogadores do Real Madrid: Kylian Mbappé (quarto), Vinicius Júnior (sexto) e Jude Bellingham (nono).

O quarto jogador proveniente de Espanha é a jovem promessa do Barcelona, Lamine Yamal, que ocupa a 10.ª posição com 43 milhões de dólares (36,8 milhões de euros).

"No total, os dez futebolistas mais bem pagos do mundo deverão arrecadar cerca de 945 milhões de dólares (809 milhões de euros) durante a temporada 2025/26", afirmou a Forbes em comunicado.