Littler está a tentar manter o título, que foi o seu primeiro no circuito PDC, no seu primeiro torneio apenas duas semanas após o seu triunfo no Alexandra Palace em Londres.
O jovem esteve quase sempre a controlar o encontro quando Illagan ameaçou, mas um grande checkout de 142 pancadas no oitavo parcial ajudou-o a chegar aos quartos de final, onde irá defrontar Gerwyn Price, que superou Lok Yin Lee por 6-3.
"Senti-me bem e estou feliz por ter ultrapassado o primeiro jogo", disse Littler.
"Joguei bem em alguns momentos e fiz as coisas certas na altura certa. Seria muito importante voltar e manter este título. Sei que amanhã vai ser uma noite longa, mas vou estar pronto para isso", acrescentou.
Houve um choque no início do dia, quando o jogo de abertura do torneio viu o ex-campeão mundial Rob Cross cair após uma derrota surpreendente por 6-3 para Paolo Nebrida.
Nebrida escreveu o seu nome nos livros de história ao tornar-se o primeiro jogador das Filipinas a vencer uma partida na World Series.
O número um mundial, Luke Humphries, não teve dificuldades no seu encontro da primeira ronda ao derrotar o jogador local Abdulla Saeed por 6-0 e divertiu o público com várias finalizações de grande impacto.
Stephen Bunting superou Nitin Kumar por 6-2 para marcar o confronto com Chris Dobey, que facilmente despachou Basem Mahmood por 6-0.
Peter Wright superou Alexis Toylo por 6-3 e Nathan Aspinall terminou a sessão com uma vitória por 6-2 sobre o chinês Xiaochen Zong.
Os quartos de final, as meias-finais e a final realizam-se ainda esta sexta-feira.
Resultados da primeira ronda do Bahrain Darts Masters:
Stephen Bunting 6-2 Nitin Kumar
Luke Humphries 6-0 Abdulla Saeed