Humphries parecia ter o controlo do jogo, ao alcançar rapidamente uma vantagem de 4-1, mas Van Veen reagiu e conseguiu igualar a partida em 4-4, depois de o inglês falhar um checkout de 25 no sétimo leg.
O neerlandês passou depois para a frente, 8-6, e seguiu-se uma troca de legs muito equilibrada, sem que nenhum dos jogadores conseguisse distanciar-se por mais do que um leg.
No desfecho emocionante, Van Veen manteve a calma e garantiu o triunfo por 11-10, encerrando uma final que manteve os adeptos em suspense até ao último momento.
Para chegar à final, Van Veen teve de ultrapassar o compatriota Michael van Gerwen nas meias-finais e o norte-irlandês Daryl Gurney nos quartos de final.
Quanto a Humphries, superou um Danny Noppert em excelente forma na sua meia-final, depois de ter vencido de forma convincente o algoz de Luke Littler, James Wade, mais cedo no dia.
As esperanças da casa terminaram nos quartos de final, quando o alemão Ricardo Pietreczko foi eliminado por Noppert, após uma campanha notável em Dortmund.
Resultados
Quartos de final
Joyce 5-10 Van Veen
Van Gerwen 10-7 Gurney
Noppert 10-5 Pietreczko
Wade 3-10 Humphries
Meias-finais
Van Veen 11-9 Van Gerwen
Noppert 8-11 Humphries
Final
Humphries 10-11 Van Veen
