O número um mundial Luke Humphries e o atual Campeão do Mundo Luke Littler são as principais figuras do torneio, que conta com cinco antigos vencedores, incluindo o tetracampeão Michael van Gerwen.
O torneio decorre de 23 a 26 de outubro e encerra a temporada 2025 do European Tour da PDC.
Nathan Aspinall chega à Alemanha como cabeça de série número um, depois de conquistar três títulos do European Tour este ano, incluindo o German Darts Championship em Hildesheim no último fim de semana.
The Asp inicia a sua campanha na sexta-feira à noite frente ao bicampeão europeu Rob Cross, num dos duelos mais aguardados da 1.ª jornada.
"Têm sido meses complicados desde o World Matchplay. As minhas exibições desde Blackpool não foram as melhores, mas tenho-me esforçado muito em casa. Foi um fim de semana incrível de setas e ser o cabeça de série número um para o Europeu deu-me ainda mais confiança" refletiu Aspinall à PDC após a vitória em Hildesheim.
O conforto de jogar em casa para Schindler
O número um alemão Martin Schindler terminou em 2.º lugar atrás de Aspinall no ranking do European Tour e inicia a sua participação na quinta-feira frente a Dave Chisnall, que garantiu a qualificação no último evento da época.
Schindler procura tornar-se no primeiro alemão a chegar às meias-finais desta competição desde a sua criação em 2008.
Stephen Bunting, número quatro do mundo, defronta Chris Dobey noutro confronto da ronda inaugural na noite de quinta-feira.
Bunting conquistou os seus primeiros títulos do European Tour este ano em Riesa e Basileia e procura agora o seu primeiro troféu televisivo de ranking.
"Acho que estou a jogar setas fantásticas. Por vezes, para vencer estes títulos, é preciso um pouco de sorte nos momentos decisivos, mas estou confiante de que posso ir longe" afirmou Bunting.
Van Gerwen começa a sua campanha frente ao compatriota Wessel Nijman, enquanto o número um galês Gerwyn Price mede forças com o duas vezes semifinalista Daryl Gurney.
Os antigos campeões Ross Smith e Peter Wright também se encontram na noite de abertura, repetindo a final de 2022, e Jonny Clayton defronta Ryan Searle.
Noutras partidas, o Campeão do Mundo de Juniores Gian van Veen defronta o número um australiano Damon Heta, e Ryan Joyce enfrenta o semifinalista de 2024 Luke Woodhouse no jogo de abertura do torneio.
Littler e Humphries em excelente momento
A segunda noite da 1.ª jornada traz o duelo de Humphries com o polaco Krzysztof Ratajski e o confronto de Littler com o pentacampeão mundial Raymond van Barneveld.
Littler apresenta uma média de 100,17 nos seus últimos dez jogos televisivos, enquanto a média de época de Humphries, 99,82, está entre as mais altas do circuito.
Ambos podem encontrar-se na final de domingo à noite, dependendo do desenrolar do sorteio.
Se Littler triunfar, o jovem ultrapassará Humphries e assumirá o topo do ranking mundial.
A programação de sexta-feira inclui ainda o antigo campeão James Wade frente ao belga Mike De Decker, um duelo totalmente escocês entre Gary Anderson e Cameron Menzies, e o vencedor do Mundial pela Irlanda do Norte Josh Rock frente ao alemão Ricardo Pietreczko.
O par neerlandês Dirk van Duijvenbode e Danny Noppert também se enfrentam, com o vencedor a defrontar Aspinall ou Cross na 2.ª ronda.
Os jogos da 2.ª ronda disputam-se em duas sessões no sábado, seguindo-se os quartos de final no domingo à tarde e as meias-finais e final no domingo à noite.
O Campeonato Europeu já foi conquistado por nove jogadores diferentes desde a sua criação, sendo van Gerwen o mais titulado, com quatro troféus, embora não vença desde 2017.
A grande surpresa do ano passado, Ritchie Edhouse, não terá oportunidade de defender o seu título europeu, conquistado ao bater o neerlandês Jermaine Wattimena numa final desequilibrada em 2024.
O jogador de 42 anos não conseguiu qualificar-se para o último evento deste fim de semana, após uma série de prestações aquém das expectativas no circuito, terminando assim na 33.ª posição.