As coisas pareciam complicadas para a dupla filipina quando estavam a perder por 3-0 contra os belgas Mike De Decker e Dimitri Van den Bergh.
Mas depois veio a reviravolta - quatro parciais seguidos, todos os quatro duplos batidos por Nebrida, e de repente o impensável aconteceu: a Bélgica estava eliminada e as Filipinas estavam apuradas para a fase seguinte.
"Não estávamos à espera disto. Estamos muito felizes com a vitória", disse Ilagan, que também ajudou a equipa a vencer a Letónia por 4-2 no jogo de abertura.
"Não é fácil jogar contra dois dos melhores jogadores do PDC, mas tentámos fazer o nosso jogo e confiámos uns nos outros".
Não foram apenas as Filipinas a fazer ondas para a Ásia - a Malásia e Hong Kong também garantiram os seus lugares nos oitavos de final no que acabou por ser um grande dia para a região.
Tengku Shah e Tan Jenn Ming, da Malásia, fizeram história ao vencerem a Dinamarca por 4-1 num confronto obrigatório pelo Grupo F. Enquanto isso, Man Lok Leung e Lok-Yin Lee, de Hong Kong, foram certeiros e golearam o Bahrein, depois de dominarem os EUA por 4-1 na noite de quinta-feira.
No Grupo A, os Países Baixos, tetracampeões do mundo, mantiveram a pontaria. Danny Noppert e Gian van Veen não perderam uma única partida na fase de grupos e venceram a Hungria, mantendo-se no caminho do pentacampeonato.
Damon Heta e Simon Whitlock, da Austrália, estavam em ótima forma, derrotando a Espanha e depois a Áustria, duas vezes vice-campeã, na final do Grupo H. Heta chegou a fazer uma média de 114 pontos na vitória sobre a Espanha, o que diz tudo.
A Alemanha, que joga em casa, também avançou sem problemas. Martin Schindler e Ricardo Pietreczko venceram Singapura em quatro jogos seguidos e lideraram o Grupo C.
Paul Lim, em parceria com o estreante Phuay Wei Tan, fez recuar os anos, aos 71 anos, quando Singapura derrotou Portugal, antes de perder para os favoritos da casa numa eliminatória direta do Grupo C.
Uma das maiores surpresas do dia aconteceu no Grupo D, quando a China surpreendeu a Irlanda com uma vitória por 4-2. Mas, graças aos legs contra o lançamento, William O'Connor e Keane Barry conseguiram passar para aos oitavos. As três selecções do grupo - China, Irlanda e Gibraltar - terminaram empatadas em pontos e na diferença de legs, mas Gibraltar acabou por vencer e ficar com o primeiro lugar do grupo.
A Polónia, a nona cabeça de série, também foi eliminada precocemente. Os sul-africanos Cameron Carolissen e Devon Petersen venceram a Noruega por 4-1 e depois assistiram à vitória da Noruega sobre a Polónia, que apurou os sul-africanos no Grupo E.
A Argentina, estreante no torneio, derrotou a Nova Zelândia na última ronda e conquistou uma vaga na segunda fase.
A Suécia conseguiu apurar-se no Grupo G, apesar da derrota por 4-3 para a França. Thibault Tricole e Jacques Labre tiveram uma oportunidade real de classificar a França, mas as chances perdidas na partida anterior contra a Lituânia voltaram a assombrá-los.
A Suíça também teve um caminho dramático. Depois de perderem para a Croácia por 4-3, Stefan Bellmont e Alex Fehlmann recuperaram com uma vitória por 4-1 sobre o Japão, ficando em primeiro lugar no Grupo K.
A República Checa garantiu o primeiro lugar do Grupo J com vitórias consecutivas por 4-2 sobre a China Taipei e a Índia, avançando para os oitavos de final pelo segundo ano consecutivo.
O sorteio dos oitavos de final foi realizado após o final da noite de sexta-feira e a atual campeã Inglaterra - liderada por Luke Humphries e pelo estreante Luke Littler - abrirá a sua defesa do título com um duelo contra a anfitriã Alemanha.
A Escócia, bicampeã mundial, defronta os Países Baixos, enquanto o País de Gales inicia a sua tentativa de conquistar o terceiro título mundial contra as Filipinas.
A Irlanda do Norte, quarta cabeça de série, defronta a África do Sul por um lugar nos oitavos de final, enquanto a Austrália, campeã em 2022, enfrenta a Argentina.
A Irlanda, antiga finalista, defronta a Suíça, Hong Kong joga com a Suécia e Malásia e República Checa também se defrontam.
Após a segunda ronda de sábado, os quartos de final, as meias-finais e a final terão lugar durante uma sessão dupla no domingo, com as restantes oito nações a competirem pelo cobiçado título no Eissporthalle.