Mais

Campeonato do Mundo de Dardos: Os cinco favoritos a conquistar o derradeiro troféu

Luke Humphries vai tentar ganhar dois títulos mundiais consecutivos em Londres este inverno
Luke Humphries vai tentar ganhar dois títulos mundiais consecutivos em Londres este invernoPDC Darts
O Alexandra Palace, em Londres, preparou o palco para o maior Campeonato do Mundo PDC da história dos dardos, com mais olhos postos no desporto e no seu evento principal do que nunca.

Um campo repleto de estrelas com 96 jogadores de todo o mundo chegou à capital do Reino Unido antes da noite de abertura de domingo, todos a competir por uma fatia de um enorme prémio no valor de 3 milhões de euros.

Eis os cinco favoritos que muitos fãs e especialistas acreditam que irão até ao fim:

Luke Humphries

O número um mundial Luke Humphries venceu o Campeonato do Mundo do ano passado
O número um mundial Luke Humphries venceu o Campeonato do Mundo do ano passadoPDC Darts

O atual campeão não deve ser esquecido no seu regresso a Ally Pally, com o número um do mundo a construir a sua impressionante coleção de troféus de 2023 com mais troféus este ano.

Embora tenha havido desilusão com as derrotas nas finais do World Grand Prix, da Premier League e do UK Open, para além de uma saída difícil no Grand Slam of Darts, Cool Hand Luke ainda saiu por cima contra Michael van Gerwen no World Matchplay e Luke Littler no Players Championship deste ano.

Apesar de não ter conquistado tanto quanto esperava, continua a ser promissor o facto de Humphries ter continuado a abrir caminho para as finais ao longo do ano, perdendo apenas para adversários de classe mundial.

Também ficou em primeiro lugar no New Zealand Darts Masters e triunfou na Taça do Mundo de Dardos ao lado do colega de equipa inglês Michael Smith.

Mentalmente, parece estar num bom momento e é um dos jogadores que mais beneficiou do crescimento recente da modalidade. Pode tornar-se no primeiro jogador na história do PDC a atingir 2,4 milhões de euros em ganhos no sistema de dois anos da Ordem de Mérito se conquistar outra coroa do Campeonato Mundial em janeiro.

Aparentemente imperturbável sob imensa pressão, Humphries demonstrou uma capacidade distinta de dar a volta por cima mesmo nas circunstâncias mais difíceis, e ninguém vai gostar de o enfrentar nas próximas semanas.

Luke Littler

Luke Littler com o troféu do Grand Slam de Dardos de 2024
Luke Littler com o troféu do Grand Slam de Dardos de 2024PDC Darts

O novo grande nome do desporto e a razão mais óbvia para o súbito ressurgimento dos dardos, o adolescente Luke Littler roubou o espetáculo e os corações de milhões de pessoas no ano passado, quando surpreendeu o mundo com a sua corrida de conto de fadas até à final, como um estreante relativamente desconhecido.

Muitos dos jogadores do circuito sabiam do tornado que se aproximava, mas poucos esperavam os nomes que Littler iria eliminar com uma facilidade desconcertante: uma lista estelar que incluía antigos campeões mundiais como Raymond van Barneveld e Rob Cross.

Mas esse não foi caso único, com Littler a ter um primeiro ano excelente como profissional do PDC, com vitórias no Bahrain Darts Masters, no Poland Darts Masters, no Austrian Darts Open e no Belgian Darts Open.

No entanto, essas vitórias não foram nada comparadas com a sua impressionante conquista na prestigiada Premier League na O2 Arena de Londres, em maio, encerrando a sua excelente preparação para o Campeonato do Mundo de 2024/25 ao conquistar o seu primeiro troféu televisivo da classificação principal no Grand Slam of Darts, no mês passado.

Este ano, Littler também bateu o recorde do total de 180s (estabelecido por Michael Smith em 2022), fazendo 771 desde a conclusão do último Campeonato do Mundo, incluindo 96 em finais (quase o dobro de Humphries) e 235 na visita de abertura de uma etapa.

Não é um mau começo de vida aos olhos do público para o jovem de 17 anos - atualmente classificado em quarto lugar no ranking mundial - e The Nuke é, sem surpresa, o favorito das casas de apostas para se tornar campeão do mundo, na sequência de uma boa forma e de uma finalização implacável nos últimos meses.

Michael van Gerwen

Michael van Gerwen no Dutch Masters de 2024
Michael van Gerwen no Dutch Masters de 2024Kelly Deckers / PDC

Depois de um período de relativo declínio, Michael van Gerwen passou a ser pouco conhecido em Ally Pally - e o tricampeão mundial não deve ser subestimado.

O seu ano de 2024 foi marcado por alguns desempenhos inconsistentes e uma série de saídas prematuras de várias competições importantes.

Ainda assim, com a sua capacidade inigualável de fazer uma média de mais de 100 pontos por etapa, MVG continua a ser uma ameaça para qualquer adversário e é um forte candidato a recuperar o título mundial.

De facto, Van Gerwen parecia estar no bom caminho no ano passado, sem perder uma única mão até à sua surpreendente derrota para Scott Williams nos quartos de final.

Ele teve um início igualmente assustador na Premier League, chegando a uma liderança geral inicial após as três primeiras noites, antes da sua forma repentinamente cair a pique. Em 2024, o neerlandês não conseguiu ganhar nenhum troféu.

Mas Van Gerwen será o jogador mais bem sucedido no campo de participantes deste ano, tendo levantado um hat-trick de títulos do Campeonato do Mundo em 2013/14, 2016/17 e 2018/19.

Sem dúvida, o temível e impetuoso número três do mundo está ansioso para acertar as contas em Londres, enquanto o olhar da câmara se volta invulgarmente para outros nomes.

Michael Smith

Michael Smith venceu a Taça do Mundo de Dardos em representação da Inglaterra com Luke Humphries
Michael Smith venceu a Taça do Mundo de Dardos em representação da Inglaterra com Luke HumphriesPDC Darts

O triunfo de Michael Smith no Campeonato Mundial de 2022/23 foi um momento histórico para os dardos.

A sua vitória sobre Michael van Gerwen garantiu o título inaugural de Bully Boy - banindo os rótulos de ser o autoproclamado "ultimate bottle job" do desporto - e a vitória incluiu o seu já lendário final de nove dardos, aclamado como "a maior mão da história".

Apesar de Smith não ter conquistado mais nenhum título no ranking televisivo desde esse triunfo, tem feito o seu trabalho calmamente ao longo do ano.

Levou a Inglaterra à glória na Taça do Mundo de Dardos ao lado de Luke Humphries, chegou à final da World Series of Darts e avançou para as meias-finais da Premier League e do World Matchplay.

Ao regressar ao palco do Alexandra Palace, Smith está determinado a recuperar a magia e a reacender a sua forma vencedora de títulos e, no seu dia, pode vencer absolutamente qualquer um.

Ter alguma da pressão do ano passado aliviada pode ser uma bênção disfarçada desta vez.

Gary Anderson

Gary Anderson está em boa forma antes do Campeonato do Mundo
Gary Anderson está em boa forma antes do Campeonato do MundoPDC Darts

Gary Anderson é uma força a ser reconhecida no Alexandra Palace. O Escocês Voador faz parte de um grupo de elite de jogadores que venceram Campeonatos do Mundo consecutivos, juntamente com as lendas dos dardos Phil Taylor e Adrian Lewis.

Com 51 vitórias em Ally Pally, Anderson só fica atrás de Van Gerwen na lista de todos os tempos e, embora Taylor e MVG sejam muitas vezes aclamados como os melhores jogadores de dardos de todos os tempos, o impressionante recorde de Anderson no Campeonato do Mundo segue de perto a sua liderança e solidifica a sua posição entre os melhores do desporto. A forma recente também registou uma melhoria acentuada.

Conquistou três títulos do ranking PDC em 2024, incluindo uma vitória memorável no European Darts Grand Prix dez anos após o seu primeiro título do European Tour. Também tem tido desempenhos consistentes nos eventos do Players Championship, que consolidaram ainda mais o seu estatuto de ameaça para o Campeonato do Mundo.

Com uma média de 99,86, Anderson, número 14 do ranking mundial, lidera todas as eliminatórias para titulares de cartões do Tour, superando jogadores como Luke Littler e Luke Humphries.

Embora os seus desempenhos em grandes eventos não tenham sido tão apelativos como em anos anteriores, a sua recente participação no Grand Slam of Darts, onde perdeu por pouco para Littler numa emocionante meia-final, prova que continua a ser uma grande ameaça.

Siga todos os jogos do Campeonato do Mundo PDC com o Flashscore