Mais

Campeonato do Mundo de Dardos: Wright afasta o atual campeão Humphries nos oitavos

Luke Humphries está fora do torneio.
Luke Humphries está fora do torneio.Kieran Cleeves/PDC
O atual campeão e favorito do torneio foi eliminado. Luke Humphries perdeu por 1-4 para Peter Wright nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Dardos. "Snakebite" teve uma média de pouco menos de 101 pontos e acertou uns incríveis 70% dos seus duplos.

O duelo entre Humphries e Wright já tinha sido ensombrado de antemão. "Snakebite" anunciou antes do torneio que iria "destruir" Humphries e Littler. O inglês respondeu: "Estou apenas a um título mundial de igualar a sua carreira e sou cerca de 25 anos mais novo. Acho que isso ultrapassaria tudo o que ele conseguiu no desporto".

Luke Humphries 1-4 Peter Wright

Wright ganhou o bullseye, mas não conseguiu fazer muito com a vantagem de lançamento. Humphries teve um excelente começo e bateu um duplo doze para quebrar. Mas Snakebite mostrou a sua boa forma neste torneio quando quebrou de imediato. As coisas voltaram então ao normal e Cool Hand Luke perdeu o seu primeiro set do torneio.

O jogo manteve-se completamente equilibrado no segundo set, mas houve uma reviravolta no 2-1 a favor de Humphries: o atual campeão estava a 141 quando o próprio Wright ainda tinha 164. Em vez de mudar para o triplo 18 depois do triplo 20 para conseguir fechar no bullseye, foi para o triplo 20 e ficou com 32 restantes. Humphries não fez check e Wright completou a corajosa decisão, perdendo o set uma mão depois.

Mesmo após o segundo break, pouco foi feito contra os lançamentos. Em todo o terceiro set, nenhum jogador conseguiu um único dardo de break. O beneficiário foi o incrivelmente forte Wright, que ganhou 2-1.

E assim continuou durante muito tempo no quarto set - até que o resultado ficou 2-2 em mãos. Wright teve um excelente começo depois de de Humphries ter lançado cinco dardos perfeitos. Ao fim de nove dardos, restavam-lhe 60 e colocou pressão perante 122 de Humphries, que não conseguiu fazer check. Snakebite atirou o primeiro dardo demasiado mas o segundo atingiu os tops.

Houve outro break e as coisas continuaram a correr a favor de Wright. Sob uma enorme pressão, o escocês fez o seu lançamento para fazer 1-0 e depois quebrou para fazer 2-0. Snakebite lançou para fechar o jogo, tinha seis dardos para 164 restantes e usou, fimalmente, o quinto dardo para fechar o jogo com o duplo oito.

O vencedor do duelo agora nos quartos de final Stephen Bunting ou Luke Woodhouse.

Price vence duelo galês

Jonny Clayton 2-4 Gerwyn Price

Price foi o melhor jogador desde o início e mostrou-o na segunda mão, quando começou com seis dardos perfeitos, mas não foi recompensado e só conseguiu chegar aos 24 e, finalmente, acertou fechou no ten-darter. Clayton conseguiu recuperar o break imediatamente, mas não foi capaz de fazer o checkout no jogo seguinte e perdeu o set.

O Campeão do Mundo de 2021 manteve o pé no acelerador e proporcionou o próximo destaque no segundo set a 1-1. O Iceman fechou uma finalização de 124 no bullseye para quebrar o arremesso de Clayton.

Após o segundo break, no entanto, Clayton acelerou no terceiro set, primeiro beneficiando de um duplo falhado por Price e depois não só fazendo checkout a 121, mas também a 141 para o break seguinte e a respectiva vitória do set - contra o lançamento e a zero.

Clayton também começou o quarto set com duas mãos, antes de Price voltar a meter o pé na porta e empatar. No entanto, pouco conseguiu fazer no quarto parcial. Com 141 no marcador, falhou seis dardos ao tentar atingir tops, duplo 10 e duplo 5, algo que o Furret usou para empatar o set.

Mas mesmo depois do último break da partida, houve uma pausa no jogo. No quinto set, a partida prosseguiu normalmente durante três parciais antes de Price terminar o seu primeiro set com um break.

Iceman estava agora a apenas um set da vitória. Com uma vantagem de lançamento, só teria que ganhar todas as etapas de lançamento, mas Price queria terminar mais rápido. Começou o sexto set com um break e não permitiu que Clayton o recuperasse. O segundo match dart encontrou o seu caminho para o duplo 20.

Kevin Doets ou Chris Dobey aguardam agora o galês nos quartos de final.

Owen mantém o cartão do Tour

Para começar a noite, Robert Owen derrotou Ricky Evans por 2-4 e não só continuou a sua surpreendente série de vitórias neste Campeonato do Mundo, como também assegurou o seu Cartão Tour para a época de 2025 - na Ordem de Mérito estará entre os 64 melhores depois do torneio.

A partida foi renhida durante longos períodos, com Owen a ter a pontuação mais alta, mas a falhar repetidamente os duplos decisivos. Evans, que teve repetidamente um jogo disperso e foi afetado por ressaltos, beneficiou disso e mostrou-se frio nos duplos. No entanto, o apoio dos adeptos não ajudou o "Rapid" no final e o seu jogo caiu. Owen quebrou para 3:2 e depois fez a sua jogada.

Callan Rydz, que eliminou Dimitri Van den Bergh durante a tarde com uma excelente prestação, espera agora pelos oitavos de final na segunda-feira.