Dardos: Arno Merk, implacável, entusiasma no arranque do Mundial

Arno Merk, desde o início, absolutamente implacável
Arno Merk, desde o início, absolutamente implacável Adam Davy, PA Images / Alamy / Profimedia

Arranque do Mundial de Dardos 2026 no Ally Pally. Do ponto de vista alemão, trata-se de um momento solene, já que Arno Merk teve a honra de abrir o evento de dardos do ano pela República Federal. O jogador de 33 anos, natural de Peine, defrontou Kim Huybrechts no primeiro encontro do ano e mostrou desde o início que a sua intenção de apostar na “emocionalidade” era o plano perfeito para um início de sonho.

Apesar de Merk ter parecido algo nervoso no início do encontro, só acertando o primeiro triplo à terceira tentativa, rapidamente recompôs-se e confirmou desde cedo que a sua grande força não reside necessariamente na pontuação, mas sim no timing. Com o resultado em 2-2 no primeiro set, o jogador de 33 anos ainda tirou um momento para respirar antes do último e decisivo dardo para o checkout, lançando-o com precisão para a dupla-16, conseguindo o break e a vitória no set, num lançamento que originou de imediato a primeira explosão de emoção.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Merk, implacável e totalmente seguro

No segundo set, Merk entrou logo a vencer por 1-0, transportando o embalo positivo do set anterior para este momento crucial, e de forma quase natural conseguiu novo break, mantendo uma taxa de checkout impressionante, fechando o set com 3-0 em legs e colocando-se na frente por 2-0. Este foi, de certa forma, o enredo do encontro – praticamente tudo o que havia para aproveitar, o alemão agarrou com uma facilidade rara de se ver num estreante. O terceiro set, com uma oportunidade falhada para o break, destoou deste padrão, permitindo a Huybrechts reduzir para 1-2 e voltar à discussão do jogo.

No entanto, Merk não se deixou abalar, sacudiu esse momento doloroso e voltou a mostrar-se inspirado, só travado pela sua frieza nos checkouts. No quarto set, voltou a assumir o controlo – Arno Merk vence, tal como há 14 anos, Kim Huybrechts e poderá já defrontar Peter Wright na segunda ronda.

Segundo Merk, na entrevista após o encontro, "o plano resultou", está "simplesmente feliz" e respondeu a todas as explosões emocionais de Huybrechts com as suas próprias. Esta noite, disse que vai com a namorada e os amigos que o acompanharam "fazer a festa em qualquer pub."