Dardos: Cross inicia campanha no Mundial com vitória sobre estreante Cor Dekker

Rob Cross durante o seu jogo de estreia no Mundial de Dardos da PDC frente a Cor Dekker
Rob Cross durante o seu jogo de estreia no Mundial de Dardos da PDC frente a Cor DekkerPDC Darts

O antigo campeão Rob Cross garantiu a passagem à segunda ronda do Campeonato do Mundo de Dardos da PDC com uma vitória clara por 3-0 frente ao estreante Cor Dekker.

Cross – campeão do mundo em 2018 – tem apresentado um rendimento irregular este ano e queria muito começar a sua campanha no Alexandra Palace, em Londres, da melhor forma.

Foi precisamente isso que conseguiu diante do norueguês Dekker, assumindo o controlo desde o início, ao registar mais de 47 por cento de eficácia nas duplas e ao fechar o encontro com um Big Fish de 170, selando o triunfo com classe.

"Hoje estava um pouco nervoso", confessou Cross à Sky Sports em palco. 

"Pensei que ia entrar e estar como novo, mas não foi o caso. O final com aquele lance tenho feito toda a semana e é maravilhoso. Estou mesmo orgulhoso de mim próprio".

Cross entrou forte ao vencer as três pernas do primeiro set, terminando com uma média de 98,02.

No segundo set, Dekker reagiu e conseguiu um checkout limpo de 80 para um break, mas Cross respondeu de imediato e forçou o decisivo, que venceu para se colocar a vencer por 2-0.

Uma pressão enorme de Cross permitiu-lhe fazer um break logo no início do terceiro set, acabando por fechar o oitavo ponto com duplo dois.

Dekker ainda teve uma oportunidade para um break, mas desperdiçou-a e Cross não perdoou, fechando depois o encontro com um checkout de 170.

Na próxima ronda, Cross vai defrontar Ian White, que venceu 3-2 num duelo de veteranos frente a Mervyn King, mas o Diamond teve de suar perante o antigo semifinalista.

King, de 59 anos, regressou ao palco do Ally Pally pela primeira vez desde 2023 e recuperou de uma desvantagem de 2-0, vencendo legs decisivas no terceiro e quarto sets para forçar o decisivo.

No entanto, White, de 55 anos, conseguiu voltar a concentrar-se, quebrou o serviço de King ao fechar 89 e acabou por garantir o triunfo no duelo com dupla 10.

Ryan Searle mostrou toda a sua capacidade de pontuar ao ultrapassar Chris Landman 3-0 de forma convincente.

Heavy Metal terminou com uma média de 93,29, incluindo 102,68 num segundo set equilibrado, e somou cinco 180 para derrotar o neerlandês.

O primeiro encontro de sexta-feira colocou Niels Zonneveld frente ao qualifier neozelandês Haupai Puha, com o neerlandês a vencer 3-0 e a garantir um duelo na segunda ronda frente ao campeão do mundo de 2023, Michael Smith.

Na sessão da noite, o vencedor do Campeonato da Europa e 10.º cabeça de série Gian van Veen inicia a sua participação frente ao qualifier espanhol Cristo Reyes.

Resultados de sexta-feira no Mundial de Dardos da PDC 2026

Sessão da tarde

Niels Zonneveld 3-0 Haupai Puha

Ian White 3-2 Mervyn King

Ryan Searle 3-0 Chris Landman

Rob Cross 3-0 Cor Dekker

Sessão da noite

Ross Smith v Andreas Harrysson

Ricky Evans v Man Lok Leung

Gian van Veen v Cristo Reyes

Damon Heta v Steve Lennon

Acompanhe o Mundial de Dardos da PDC no Flashscore