Dardos: Evans elimina Wade no Mundial enquanto Munyua abandona o torneio

Evans (E) e Wade em ação no Alexandra Palace
Evans (E) e Wade em ação no Alexandra PalaceTaylor Lanning/PDC

O número sete do mundo, James Wade, foi afastado do Mundial de Dardos da PDC após perder por 3-2 frente a Ricky Evans.

Os dois ingleses defrontaram-se no último jogo da sessão da tarde de segunda-feira no Alexandra Palace, com ambos a lutarem até ao quinto set num duelo emocionante.

Wade venceu o primeiro set, mas Evans respondeu por duas vezes, obrigando Wade a recuperar para empatar a 2-2 antes do set decisivo. Na reta final do encontro, a diferença entre ambos era mínima, sendo necessário vencer por dois jogos de vantagem para seguir em frente.

Ambos desperdiçaram vários match-darts, mas Evans acabou por superiorizar-se ao fechar com 99 pontos, garantindo o triunfo por 6-4 no último set.

Noutro jogo, o favorito dos adeptos e herói do Ally Pally, David Munyua, despediu-se do torneio após perder por 3-0 frente a Kevin Doets. Munyua conquistou o coração dos adeptos com a sua recuperação espetacular frente a Mike De Decker na ronda inaugural, mas não conseguiu repetir a façanha diante de Doets, vencendo apenas dois jogos em três sets.

O número 40 do ranking mundial garantiu a presença na 3.ª ronda com uma vitória convincente, registando uma média de 90,12 e cinco 180 lançados.

"Dei o meu melhor, mas o Doets foi muito superior. Jogou melhor do que eu consegui. Desejo-lhe o melhor. Sendo a minha primeira vez no Ally Pally, fiz tudo o que pude e estou satisfeito com isso", afirmou Munyua à PDC após a derrota.

Clemens e Razma seguem em frente

Mais cedo, na sessão da tarde, o alemão Gabriel Clemens venceu por 3-0 Wessel Nijman, recuperando de desvantagem no primeiro e terceiro sets para garantir a passagem à 3.ª ronda. Vai agora defrontar o antigo campeão Luke Humphries ou Paul Lim, que se defrontam na sessão da noite de segunda-feira.

O letão Madars Razma também garantiu a presença na 3.ª ronda após vencer por 3-1 o escocês Darren Beveridge. Razma teve de se aplicar, recuperando de dois jogos em desvantagem no quarto set para selar o triunfo e travar o que seria uma reviravolta dramática de Beveridge.

Agora, vai defrontar Gian van Veen ou outro escocês, Alan Soutar – que se enfrentam na sessão noturna de segunda-feira.

Resultados do Mundial de Dardos da PDC 2026 – Segunda-feira

Sessão da tarde

Darren Beveridge 1-3 Madars Razma

Wessel Nijman 0-3 Gabriel Clemens

David Munyua 0-3 Kevin Doets

James Wade 2-3 Ricky Evans

Acompanha o Mundial de Dardos da PDC no Flashscore