O neerlandês acendeu-se na reta final de um duelo repleto de altos e baixos em Londres, conseguindo três checkouts acima dos 100 pontos nos últimos seis jogos da partida, que só ficou decidida no set final.
Doets, que vai agora defrontar o antigo campeão do mundo Luke Humphries, aproveitou os erros no fecho de Aspinall para garantir a sua sexta vitória consecutiva frente ao adversário.
"Isto foi insano", disse Doets à Sky Sports.
"Comecei mal. Tive sorte em estar 2-2, mas depois devia ter ficado a vencer por 3-2. Ele acertou o 170 para passar para 3-2, mas a partir daí entrei num ritmo incrível, já não falhava mais nada. É isto que se sonha. É o meu segundo ano consecutivo nos oitavos de final e quero ir ainda mais longe", acrescentou.
Aspinall entrou logo confiante, fechando 102 e, após mais dois jogos de serviço, conseguiu o primeiro golpe ao pressionar o lançamento de Doets.
O segundo set foi muito equilibrado e só ficou decidido na última perna, com ambos a desperdiçarem oportunidades para fechar, mas foi Doets quem manteve a calma no duplo oito para empatar o encontro.
Aspinall teve hipótese de fechar o terceiro, mas falhou, permitindo a Doets recuperar e eliminar 106 para forçar novo desempate. Ainda assim, 'The Asp' reagiu e conquistou o set para voltar à frente.
Conseguiu uma vantagem de 2-0 no quarto set, mas voltou a desperdiçá-la, com Doets a fechar 121 e a levar tudo para mais um desempate. Desta vez, foi o neerlandês a conseguir vencer, empatando a 2-2, com Aspinall a desperdiçar as suas oportunidades.
Aspinall voltou a estabilizar ao fechar 150, o melhor checkout do encontro, no quinto set, e foi preciso mais um desempate, onde o antigo campeão conseguiu um impressionante Big Fish de 170 para se colocar na frente.
No entanto, Doets respondeu de imediato, conseguindo consecutivamente checkouts de 112 e 164, levando o duelo emocionante até ao set decisivo.
O festival de pontuação de Doets continuou ao abrir o set decisivo com um checkout de 100, seguido de dois duplos 19 e, por fim, um duplo 10 para consumar a surpresa.
Manby prolonga estreia de sonho
Charlie Manby superou algumas dificuldades no fecho para bater um Ricky Evans em quebra por 4-2 e marcar encontro na quarta ronda com o 10.º cabeça de série Gian van Veen.
O set inaugural, jogado de forma cautelosa e com ambos a registarem médias nos 80 pontos, caiu para Evans, que apresentou uma taxa de fecho próxima dos 43 por cento.
O ritmo aumentou no segundo set e, apesar de já se terem falhado 20 duplos até então, Manby igualou e levou tudo para 1-1 num desempate.
'Rapid Ricky' aproveitou mais alguns erros de Manby no fecho e, de forma brilhante, eliminou 134 para abrir o terceiro set, o que lhe permitiu passar para a frente por 2-1.
O estreante Manby, contudo, reagiu e venceu o desempate do quarto set, empatando a 2-2 mesmo com apenas 18 por cento de eficácia nos duplos.
A pontuação de Evans caiu para uma média de 73,80 no quinto set, o que permitiu a Manby assumir o controlo, vencendo seis jogos consecutivos para consumar a reviravolta.
Hood segue para os oitavos de final
O estreante Justin Hood manteve o seu excelente percurso com uma vitória por 4-1 sobre Ryan Meikle num duelo em que ambos dividiram seis checkouts acima dos 100 pontos.
Hood viu o seu lançamento ser quebrado logo na primeira perna com um 100 de Meikle, mas respondeu com um 102 para garantir o desempate.
Os dois trocaram quebras no segundo set e 'Happy Feet' aumentou a vantagem, conseguindo evitar ficar preso no madhouse com mais um triunfo em desempate.
Hood venceu o terceiro set sem resposta para fazer o 3-0 e eliminou 164 no quarto, mas Meikle conseguiu finalmente marcar presença no marcador com um impressionante checkout de 147.
Esse momento acabou por ser apenas de consolação, já que Hood voltou a vencer em mais um desempate para selar uma vitória sólida.
"É bom, mas ainda há mais jogos pela frente", disse Hood à Sky Sports.
"Estou a jogar bem. Hoje não foi a minha melhor exibição, mas vou corrigir isso no próximo jogo", acrescentou.
Resultados do Mundial de Dardos da PDC 2026 desta segunda-feira
Sessão da tarde
Nathan Aspinall 3-4 Kevin Doets
