Mais

Dardos: Littler procura o primeiro título do Campeonato do Mundo, Van Gerwen persegue o quarto

Michael van Gerwen e Luke Littler defrontam-se pela 13.ª vez esta sexta-feira
Michael van Gerwen e Luke Littler defrontam-se pela 13.ª vez esta sexta-feiraPDC Darts
A noite desta sexta-feira é a noite pela qual tantos fãs de dardos esperaram um ano - a noite da final do Campeonato do Mundo PDC. O fenómeno adolescente Luke Littler enfrenta Michael van Gerwen, tricampeão mundial, numa melhor de 13 sets em Ally Pally.

Mas como é que os homens estão e qual é o equilíbrio entre os dois? O Flashscore mergulha nesta luta acesa.

Caminho para a final

Van Gerwen está à procura do seu quarto título mundial e do primeiro em nada menos do que seis anos. Depois da final de 2019 contra Michael Smith (vitória por 7-3), Van Gerwen esteve na final duas vezes e teve de perder duas vezes, uma contra Peter Wright e outra contra Smith. No entanto, o fogo ainda está aceso com 'Mighty Mike' e ele está a mostrar isso no atual Campeonato Mundial.

Os números não são os do outrora aparentemente imbatível Michael van Gerwen, mas o jogo é poderoso e as finalizações são mais suaves do que antes. Antes da final deste torneio, Van Gerwen foi demasiado forte para James Hurrell (3-0), Brendan Dolan (4-2), Jeffrey de Graaf (4-2), Callan Rydz (5-3) e Chris Dobey (1-6).

O neerlandês está a lançar uma média de 99,2 neste torneio e teve uma média de 100+ nos jogos contra Rydz (103,10) e De Graaf (101,98). Van Gerwen também está a conseguir uma boa taxa de saída de 43,9% (72 duplas batidas em 164 tentativas) neste torneio.

Littler, por sua vez, qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo pela segunda vez na sua ainda muito jovem vida. No ano passado, Luke Humphries foi demasiado forte para o então estreante de 16 anos, mas este ano Littler quer escrever o seu nome nos livros de história para sempre.

"The Nuke" ganhou três majors este ano com vitórias finais na Premier League, Grand Slam of Darts e World Series of Darts Finals e ganhou mais sete títulos no seu caminho para o segundo lugar na Ordem de Mérito PDC.

Este torneio não começou de forma impecável para Littler, mas o jovem inglês voltou a transformar-se no turbilhão que vimos durante todo o ano. No seu caminho para a sua segunda final do Campeonato do Mundo, Littler venceu Ryan Meikle (3-1), Ian White (4-1), Ryan Joyce (4-3), Nathan Aspinall (5-2) e Stephen Bunting (6-1), contra quem mostrou nervos de aço ao decidir o jogo na penúltima mão com um final de 170.

Aumentou consideravelmente a sua média de 101,77 no torneio na noite de quinta-feira com uma média de 105,48 no jogo contra Bunting. Com 78 duplas acertadas em 190 tentativas, Littler tem uma percentagem de 41% de acertos neste torneio.

Equilíbrio

Com a recente aparição de Littler no grande palco, ele e Van Gerwen ainda não jogaram muito um contra o outro. Desde o seu primeiro encontro no Bahrain Darts Masters, em janeiro de 2024, os dois defrontaram-se 11 vezes. Nesses 12 encontros, estão perfeitamente equilibrados - tanto Van Gerwen como Littler têm seis vitórias cada.

O seu encontro na Premier League, a 14 de março em Nottingham, causou a maior impressão. Uma batalha titânica viu ambos os jogadores atingirem médias de 110+ com Van Gerwen com 110,94 e Littler com um bizarro 114, que ainda é a sua média mais alta durante um torneio televisivo. Littler venceu a partida por 6-2.

O encontro mais recente teve lugar no domingo, 20 de outubro, no 13.º evento do European Tour, o Swiss Darts Trophy. Littler venceu por 6-1 com uma média de 110,57. Van Gerwen conseguiu superar com uma média de 112,19, mas os checkouts, no entanto, decepcionaram-no com apenas um acerto em seis.

O encontro anterior também caiu a favor de Littler, na altura nas Finais da World Series of Darts. Littler também venceu esse encontro com números claros, triunfando por 11-4, lançando uma média de 107,95 e conseguindo terminar com uma percentagem de checkout de 45,83 por cento (11/24).

Foi a primeira vitória em quatro encontros com Van Gerwen, que antes disso conseguiu bater Littler duas vezes na Premier League (6-1 e 3-6) e uma vez no World Matchplay(10-6).

A final do Campeonato do Mundo entre Littler e Van Gerwen é na sexta-feira à noite, às 19:45.

Siga a final do Campeonato do Mundo PDC no Flashscore