Littler começou logo a todo o gás com um final perfeito de 105 na primeira mão e um final de 81 na segunda para quebrar Nathan Aspinall imediatamente. The Nuke lançou a um nível tremendamente elevado e chegou ao terceiro set com uma branca após apenas 38 flechas e uma média de nada menos do que 118,66.
Aspinall abriu o segundo set como esperava e deu o primeiro golpe do encontro com a vitória por mãos. No entanto, desempenhos questionáveis na segunda e terceira etapas, em que Aspinall procurou muito uma boa posição atrás do oche, especialmente na terceira, deram a Littler a vantagem novamente e colocaram o inglês de 17 anos à beira de conquistar o segundo set consecutivo. O adolescente fez exatamente o que lhe foi pedido: venceu o set por 3-1 e ainda apresentou uma média de nada menos que 111,29. Aspinall, por sua vez, continuava preso em 94,47 e precisava de ser diferente se quisesse manter qualquer perspetiva de chegar às meias-finais.
Os homens fizeram uma festa na segunda mão do terceiro set, trocando 180s. Uma vez no 181, Aspinall tinha novamente duas setas no triplo 20, razão suficiente para espreitar o público com o pensamento de bater no 180 seguinte - o que constituiu um grande momento para o público e o jogador. No entanto, o set acabou por ser de Aspinall: com dois breaks, Aspinall conseguiu apanhar o set de Littler e passar para 2-1.
Final
Um final questionável para a primeira parte do quarto set deu a Aspinall a liderança, antes de outra festa começar: dez dardos perfeitos deram a ambos os jogadores a hipótese de um nine-darter, mas novamente Aspinall lutou para controlar e as coisas correram mal. Littler acabou por terminar a partida com 84 pontos para fazer 1-1. Aspinall lutou até ao fim para voltar ao jogo e quase chegou ao 2-2 em sets, mas teve de deixar a quarta mão para Littler depois de um lançamento falhado de 83. O set também acabou por ir para Littler, depois de um final de 82 quase sem esforço.
Littler tinha o controlo total do jogo e, apesar de uma baixa percentagem de finalização, passou por cima do seu adversário no quinto set, que The Nuke venceu por 3-1 após finalizações de 56, 101 e 81. Naquele que poderia ter sido o último set, Aspinall começou novamente a encontrar o seu equilíbrio numa finalização, mas não conseguiu impedir que o adversário assumisse a liderança. Aspinall lutou com todas as forças no sexto set e chegou mesmo a ganhar depois de reencontrar o seu ritmo com dois fifteen-darters.
Littler já não parecia deixar as coisas ao acaso e acabou com o jogo: com oito twelde-darters (!), Littler conseguiu fechar a partida à primeira oportunidade. Luke Littler avança para as meias-finais do Campeonato do Mundo de Dardos pelo segundo ano consecutivo, onde vai enfrentar Stephen The Bullet Bunting, na quinta-feira à noite.