Dardos: Luke Littler com fome de alcançar o recorde absoluto de Taylor

Luke Littler conquistou o seu segundo título de campeão do mundo de dardos da PDC
Luke Littler conquistou o seu segundo título de campeão do mundo de dardos da PDCPDC Darts

Luke Littler acredita que poderá demorar 15 ou 16 anos a conquistar os 14 títulos do Campeonato do Mundo de Dardos da PDC de que precisa para igualar o recorde absoluto de Phil Taylor.

Littler defendeu com sucesso o seu título mundial ao vencer Gian van Veen por 7-1 no Alexandra Palace, no sábado, confirmando-se como o melhor jogador do mundo.

O jovem de 18 anos consolidou o seu lugar na história dos dardos ao juntar-se a Taylor, Adrian Lewis e Gary Anderson ao conquistar dois títulos consecutivos em Ally Pally.

Foi o momento mais alto de um ano brilhante para Littler, que venceu cinco dos últimos seis grandes torneios, numa fase de domínio que faz lembrar a supremacia de Taylor nos dardos.

O recorde de Taylor, com 16 títulos mundiais, há muito que é considerado inalcançável e Littler não está a pensar demasiado no futuro, apesar de ter a idade e o tempo a seu favor.

"Está tão longe" afirmou Littler.

"Sim, faltam 14. Diria que mais 15 ou 16 anos e começo a pensar nisso. Se acontecer, aconteceu. Vou estar por cá durante muitos anos e estou aqui para vencer. É algo que qualquer jogador de dardos pode alcançar, eu incluído, sendo tão novo e já tendo conquistado dois destes títulos", acrescentou.

"Quem sabe se conseguirei lá chegar. Se conquistar cinco ou seis, já fico satisfeito. Acho que posso, se me mantiver por cá tempo suficiente e continuar com esta ambição. Quando a ambição desaparecer, deixa de fazer sentido jogar. Mas ainda tenho muita vontade de vencer", assumiu.

Littler tornou-se o mais jovem campeão mundial de sempre em janeiro de 2025, com apenas 17 anos, e manteve o seu ímpeto ao longo desta edição.

Van Veen – atual campeão mundial de sub-23 – parecia pronto para lhe criar dificuldades na final, depois de uma série de exibições de alto nível até lá chegar.

O neerlandês de 23 anos afastou antigos campeões do mundo como Luke Humphries e Anderson numa prova de afirmação, mas a qualidade de Littler acabou por ser decisiva.