Na sexta-feira, o "príncipe" inglês desfez-se do "rei" neerlandês Michael van Gerwen por 7-3 e das suas três coroas (2014, 2017 e 2019), no ambiente de grande entusiasmo do Alexandra Palace, em Londres, para se tornar o mais jovem vencedor do campeonato do mundo de dardos, uma paixão britânica.
Comovido até às lágrimas, ergueu o troféu diante de centenas de adeptos jubilosos, a maioria dos quais vestidos a rigor. "Não posso acreditar", repetiu, como que incrédulo.
O jovem de pólo roxo já não é o desconhecido virtual que, aos 16 anos e para surpresa geral, se convidou para a final anterior no mesmo local, no ano passado. Na altura, o adolescente tinha disputado apenas alguns jogos profissionais e ocupava apenas o 164.º lugar no ranking mundial deste torneio favorito, que é seguido sobretudo no mundo anglófono.
Agora, Luke Littler partilha as televisões com as estrelas de cinema de Hollywood e as proezas são analisadas, dissecadas e destacadas pela Sky Sports, que se regozija com a exposição que um fenómeno como este traz. Há apenas um ano, a sua final contra Luke Humphries foi o evento desportivo mais visto fora do futebol nos 34 anos de história da emissora inglesa, com 4,8 milhões de espectadores.
E no dia seguinte, a imprensa só tinha olhos para Luke "The Nuke", apesar da derrota.
Baby Sniper
Com a sua perícia e precisão, o jovem atirador do norte de Inglaterra conquistou os aficionados destes torneios loucos e alcoólicos. Quando o Reino Unido o descobriu no início de 2024, ele também causou sensação com o seu humor e franqueza, revelando um estilo de vida que era a antítese do de um desportista profissional.
"Não me levanto antes do meio-dia, como a minha omeleta com queijo e fiambre, depois uma pizza e treino", entre dois jogos de videojogos, disse.
Impressionantemente calmo durante os seus jogos, o campeão lançou o seu primeiro dardo aos 18 meses e os vídeos filmados pela família mostram-no a jogar ainda de fralda.
"Aos dez anos, já era muito mais forte" do que outros jovens da sua idade, recordou o seu antigo treinador na academia de dardos de St Helens, Karl Holden, à BBC.
Residente em Warrington, entre Manchester e Liverpool, Littler conquistou a simpatia de muitos desportistas, o apoio de patrocinadores como a Xbox, a sua consola preferida, e tem agora mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram.
Kebabs e Disney World
Depois de ganhar dez troféus no ano passado e ser mais procurado na internet do que o rei ou o primeiro-ministro britânico, foi nomeado Jovem Desportista do Ano 2024 pela BBC.
Na ocasião, o adolescente de constituição imponente mostrou-se satisfeito por ter contribuído para "mudar este desporto", cujo número de academias de juniores duplicou desde a sua chegada. Perante os rumores sobre a sua idade, alguns meios de comunicação britânicos chegaram a publicar fotografias da sua certidão de nascimento, confirmando que Littler nasceu efetivamente a 21 de janeiro de 2007.
O inglês, que ainda tem de ser oficialmente acompanhado por um adulto para ir ao pub, dedica-se agora a tempo inteiro ao ciclismo. Em 2024, segundo a revista Forbes, terá ganho cerca de 1,5 milhões de dólares (1,46 milhões de euros), antes de impostos, com os torneios e os patrocinadores.
Após a sua anterior final, deixou claro que não mudaria a sua vida e que ficaria sempre satisfeito com "um kebab e uma lata de Tango", um refrigerante, após uma vitória. No entanto, os meios de comunicação britânicos noticiaram que o adolescente se tinha mudado para uma casa mais confortável com a sua família e que tinham feito uma viagem muito aguardada à Disney World, na Florida.