Michael van Gerwen - Jeffrey de Graaf 4-2
O encontro entre o antigo ladrilhador de Vlijmen e o antigo instalador de tubagens de Estocolmo começou com pausas de ambos os jogadores nas duas primeiras mãos. Com um poderoso lançamento de 118 dardos, MvG conseguiu quebrar novamente e depois ganhar o primeiro set (3-1) em 14, 15 e 16 dardos respetivamente. De Graaf ganhou a sua mão em apenas 11 dardos.
Van Gerwen foi autorizado a começar o segundo set e calmamente passou por cima dos tops para liderar por 1-0, enquanto o local ainda estava claramente a conservar energia para o jogo de Luke Littler, que estaria em ação mais tarde na noite. Em 12 dardos, Van Gerwen quebrou para fazer 2-0 e enquanto De Graaf já não conseguia encontrar os triplos, Van Gerwen estava em rota de colisão: 3-0 nas pernas e 2-0 à frente nos sets.
Aproveitando a vantagem
O terceiro set começou para Jeffrey de Graaf com o seu segundo 11-duplo da partida para assumir uma vantagem de 1-0. Van Gerwen viu-se então quebrado por uma bola de 12 do sueco, que fez o 2-0 e depois também levou a terceira mão para voltar ao jogo.
Van Gerwen foi autorizado a recomeçar mesmo antes do último intervalo e não cometeu qualquer erro na primeira mão, mas não conseguiu tirar vantagem na segunda mão em que De Graaf chegou a 1-1 com um duplo 18. De Graaf quebrou e atacou na quarta mão após várias falhas de Van Gerwen: 3-1 nas pernas e um empate 2-2 em sets (7-7 nas pernas).
Decisão
Imediatamente após o intervalo, De Graaf acertou imediatamente num 180 com os seus três primeiros dardos, mas não conseguiu manter a sua perna. O intervalo de Van Gerwen foi seguido por uma segunda mão estável para 2-0. E na terceira mão, Van Gerwen conseguiu quebrar novamente para dar ao homem de Vlijmen uma vantagem de 3-2.
O Brabander começou então o sexto set e manteve a primeira mão. Na segunda mão, quebrou De Graaf de novo e fez cinco seguidas. No jogo seguinte, Michael van Gerwen completou a vitória com um duplo 3 e 4-2 em sets.
Stephen Bunting - Luke Woodhouse 4-0
O primeiro jogo do programa noturno em Ally Pally foi bastante equilibrado. O resultado dos confrontos mútuos era de 10-1 a favor de Bunting, oitavo classificado, o que deixava antever a imagem do jogo do azarão inglês. O primeiro set terminou em 3-0 para o jogador cabeça de série.
Tanto o segundo como o terceiro sets terminaram empatados a 3-1 a favor de Bunting, que nunca esteve em apuros, por assim dizer. Woodhouse perdeu uma oportunidade no segundo set, com 61 pontos, de voltar ao jogo através de um break. Também no quarto set acabou por ficar 3-1, fazendo com que Bunting seja agora o próximo adversário de Peter Wright (#17).