Callan Rydz começou o encontro como o melhor jogador e quebrou Van Gerwen na primeira mão, mas o neerlandês ripostou com uma finalização digna de registo: de 154, Van Gerwen empatou o resultado no primeiro set. O "Mighty Mike" também teve uma grande oportunidade de manter a sua perna, mas dois dardos no duplo 8 não foram suficientes e Rydz fez outro break. Com uma hipótese de ganhar o set, Rydz falhou um dardo nos tops, o que significou que Van Gerwen foi capaz de quebrar novamente e empatar o resultado em 2-2.
Uma última etapa de alto nível viu Van Gerwen quase terminar em 130, mas o neerlandês falhou a nitidez no duplo 5. Rydz quase respondeu a partir de 113, mas viu Van Gerwen aproveitar a vantagem após a sua falha: o duplo 5 entrou na segunda tentativa e a bola de demolição verde levou o primeiro set.
No entanto, Rydz abriu o segundo set com um estrondo: a partir do 138, Rydz lançou uma pancada fantástica e continuou esta viragem na segunda mão com cinco lançamentos consecutivos para o triplo 20. Depois de um lançamento de 12 na primeira mão, Rydz lançou outro lançamento de 12 de 81 para o primeiro intervalo do segundo set. Com uma oportunidade para um catorze, "the Riot" esteve perto, mas perdeu a sua oportunidade de ganhar o set. No entanto, Van Gerwen também falhou nos tops e Rydz ganhou o seu primeiro set da partida.
Mais uma vez, Van Gerwen foi quebrado por Rydz no intervalo de um set, mas, mantendo o tema da partida, o neerlandês repetiu a proeza e Van Gerwen assumiu a liderança após um final desleixado na terceira mão. Na quarta mão, Van Gerwen teve a oportunidade de ganhar o set, mas Van Gerwen teve dificuldades nos tops: a sua nona tentativa de duplo 20 correu mal, o que significou que o neerlandês fez 1 em 9. Rydz manteve a sua própria mão, mas depois viu Van Gerwen fazer o mesmo de 68 e o neerlandês ganhar o seu segundo set.
A montanha russa de Callan Rydz
Rydz agarrou a primeira mão do quarto set, mas começou a descer um pouco de nível e teve mais dificuldade em acompanhar o ritmo de Van Gerwen. Apesar disso, Rydz assumiu uma vantagem de 1-2 e voltou a estar ao lado em sets depois de o neerlandês ter falhado por pouco o 112. O quinto set prometia fogo de artifício e foi o que aconteceu: ambos os jogadores atingiram uma média de mais de 100 e lançaram em conjunto 13 lançamentos de mais de 140. Van Gerwen e Rydz travaram um duelo grandioso, mas foi o neerlandês que ganhou: depois de falhar por pouco o duplo 5 para um final de 130, Van Gerwen parecia ter de deixar o set para Rydz, mas o inglês falhou o 80 e Van Gerwen atirou o set para si próprio.
Van Gerwen deu um golpe sensível em Rydz e quebrou o inglês num momento crucial da partida. Na terceira mão do set iniciado por Rydz, Van Gerwen ganhou uma grande vantagem e conseguiu fazer o 2-1 de 44. A última parte foi novamente a favor do neerlandês e Van Gerwen continuou implacável nos duplos: uma média de pontuação superior a 106 e uma média de 108,71 por três dardos foram simplesmente demasiado para Rydz.
Van Gerwen abriu o potencial último set com seis dardos perfeitos, mas precisou de mais do que o dobro para levar a primeira mão do set 7 para o seu nome a partir do duplo 16. Com toda a pressão sobre ele, o inglês ganhou a sua própria mão e depois quebrou Van Gerwen com um belo 70. Rydz teve a oportunidade ideal para virar o jogo e começou a jogada que lhe poderia dar a vitória do set com três dardos perfeitos. No entanto, Van Gerwen manteve-se na perna, após o que Rydz se aproximou de Van Gerwen com um 180. A partir do 99, Rydz regressou de facto: com dois dardos nos tops, forçou a vitória do set.

Os dois continuaram a juntar 180 e fizeram um duelo espetacular em Ally Pally. Com a hipótese de quebrar Rydz na terceira mão, Van Gerwen tentou de 130, mas falhou o neerlandês. A partir de 72, Rydz teria uma seta para terminar, mas o inglês conseguiu nos topos e passou para 1-2 nas pernas.
Enquanto os homens se dirigiam para um recorde de 180 para um quarto de final da Taça do Mundo, Van Gerwen teve uma oportunidade de se aproximar na sua própria mão. De 127 não passou, mas de 54 passou: Van Gerwen entrou novamente numa potencial última etapa. Van Gerwen chegou aos 48 na última mão, Rydz aos 92, mas o inglês não conseguiu deitar fora. Van Gerwen precisou de dois dardos para o duplo 18, mas o segundo dardo do neerlandês foi um sucesso: Callan Rydz perdeu um jogo contra o primo Chris Dobey nas meias-finais, perdendo para Michael van Gerwen depois de um jogo com 31 180s e uma média de 103 para ambos os jogadores.