Dardos: Os jogadores mais bem pagos de sempre

Michael van Gerwen beneficiou por ser o melhor jogador numa altura em que a popularidade e o dinheiro nos dardos dispararam.
Michael van Gerwen beneficiou por ser o melhor jogador numa altura em que a popularidade e o dinheiro nos dardos dispararam.Photo by JAMES FEARN / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Os dardos estão mais populares do que nunca e movimentam mais dinheiro do que em qualquer outra altura. Muitos jogadores conseguiram excelentes rendimentos com este desporto, e é sobre isso que falamos neste artigo.

Muitas pessoas questionam quem é o jogador de dardos mais bem pago. Com o crescimento do desporto e o aumento dos prémios, a possibilidade de obter um bom rendimento tornou-se uma realidade. No entanto, os jogadores de dardos não recebem um salário fixo; todos os seus ganhos provêm dos prémios conquistados.

Assim, a questão deixa de ser quem é o jogador mais bem pago, para passar a ser qual o jogador que mais dinheiro arrecadou em prémios ao longo da história.

Como é que os jogadores profissionais de dardos ganham dinheiro?

Os jogadores de dardos obtêm a maior parte dos seus rendimentos através dos prémios conquistados em torneios. Os prémios são atribuídos consoante o desempenho na competição, sendo que o vencedor recebe a maior fatia do valor em disputa e os restantes recebem de acordo com a ronda em que foram eliminados.

Além disso, os jogadores podem ganhar dinheiro através de patrocínios e acordos de publicidade. Muitos têm patrocinadores nas suas camisolas, visíveis na parte superior do peito ou nas mangas. Existem também equipamentos de marca, como dardos ou tabuleiros, que podem gerar receitas, tal como os honorários pagos pela presença em eventos ou jogos de exibição.

O jogador mais bem pago de sempre

Ao longo da história do desporto, os dardos cresceram de forma notável, acompanhando o aumento dos prémios em disputa. O Campeonato do Mundo PDC de 2026 terá o maior prémio de sempre, com o vencedor a arrecadar 1,4 milhão de euros.

O jogador que mais ganhou em prémios é Michael van Gerwen, que já somou 13,2 milhões de euros ao longo da carreira. O neerlandês atingiu o auge precisamente quando os prémios começaram a disparar, impulsionados pelos contratos televisivos e de patrocínio.

Phil Taylor surge em segundo lugar nesta lista, tendo sido o melhor e mais dominante jogador da história da modalidade. O seu total de 9,7 milhões de euros seria muito superior se, durante a sua carreira, os prémios fossem semelhantes aos atuais. No total, The Power conquistou 214 torneios profissionais, incluindo 85 títulos principais e 16 Campeonatos do Mundo (Van Gerwen tem apenas três).

Segue-se, na lista dos que mais ganharam, o bicampeão do Mundo PDC Peter Wright, com 7 milhões de euros. Depois, aparece o seu compatriota e também duplo campeão do Mundo, Gary Anderson, que já arrecadou 6,3 milhões de euros.

Estrelas atuais que podem tornar-se as mais bem pagas de sempre

Com o aumento dos prémios, as estrelas atuais têm a oportunidade de se tornarem os jogadores de dardos mais bem pagos de sempre. Enquanto Michael van Gerwen continua a competir ao mais alto nível, pode ainda aumentar a sua vantagem no topo da tabela. No entanto, há dois jogadores que parecem prontos para desafiar a elite estabelecida em termos de ganhos.

Luke Littler é atualmente o rosto dos dardos e ocupa o 1.º lugar do ranking mundial. O seu domínio esconde o facto de só se ter tornado profissional a tempo inteiro em 2024. Em apenas dois anos, já arrecadou 2,6 milhões de euros e sagrou-se campeão do Mundo com apenas 17 anos. Agora com 18 (19 em janeiro de 2026), se continuar a dominar como tem feito, Littler deverá tornar-se o maior vencedor de prémios nos próximos anos.

O seu principal rival é o 2.º do ranking mundial, Luke Humphries. O antigo campeão do Mundo e ex-n.º 1 mundial está no circuito há mais tempo do que Littler e já somou 4 milhões de euros. Mas, tendo em conta o seu nível e o facto de ser quem mais se tem aproximado de Littler nos últimos anos, também ele deverá figurar entre os maiores vencedores de sempre nos dardos.