Mais

Dardos: Stephen Bunting, o jogador que se tornou viral por entrar ao som de "Titanium"

Stephen Bunting, durante uma das suas icónicas jogadas no Campeonato do Mundo de Dardos
Stephen Bunting, durante uma das suas icónicas jogadas no Campeonato do Mundo de DardosJames Fearn / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Conhecido pela alcunha de "The Bullet", o jogador nascido em Fazakerley, Liverpool, está a conquistar o mundo graças às exibições carismáticas que está a fazer durante o Campeonato Mundial de Dardos de 2025 (15 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025).

Stephen "The Bullet" Bunting (39 anos) está a tornar os dardos, um fenómeno de massas em muitos países anglófonos, cada vez mais populares em locais onde não tem tanta expressão. A Espanha, por exemplo, é um desses lugares onde, nos últimos dias, as redes sociais começaram a viralizar o desporto graças, em grande parte, à "aura" que o vencedor do Masters 2024 transmite sempre que entra no Alexandra Palace.

Para a sua apresentação, durante a qual os adeptos vão ao rubro e cantam , é acompanhado pela faixa "Titanium", do produtor francês David Guetta e da cantora australiana Sia. Mas não são apenas os presentes que vão ao delírio quando "The Bullet" chega - meio mundo aderiu à onda do número oito do mundo.

"Este tipo é o atleta com mais aura do mundo. O pulso do adversário deve estar a tremer depois destas placagens. Absolutamente histórico, GOAT", diz um utilizador do X, inebriado pela encenação hipnótica, partilhada pelo PDC no seu perfil.

No passado, o protagonista explicou que escolheu a faixa acima mencionada por uma razão muito especial.

"'Titanium' é a música preferida do meu filho, por isso uso-a como música de entrada e os adeptos adoram-na", disse o jogador inglês, que no Campeonato do Mundo tem o filho perto do alvo, no meio da multidão, e dá-lhe sempre um beijo antes do início dos jogos.

Um estilo peculiar

Mas a história de Stephen Bunting começa antes de se tornar um ídolo dos fãs de dardos e de despertar paixões com uma canção. Dadas as suas origens, cedo se tornou adepto do Liverpool e, pouco depois, o seu pai começou a incutir-lhe a paixão pelo jogo de dardos.

Foi assim que o britânico começou a forjar o seu estilo único, que, juntamente com uma série de desempenhos espectaculares em vários torneios, lhe valeria mais tarde a alcunha de "A Bala", que agora ostenta nas costas da camisola.

O facto é que o agora oitavo melhor jogador do planeta deu os primeiros passos em casa, sem espaço suficiente e, por isso, agora fica do lado direito da linha de lançamento, em vez de jogar a partir do centro, o que não é nada comum.

Foi assim que o próprio Bunting descreveu este hábito num vídeo publicado no seu canal do YouTube.

"Isto foi quando eu era um rapazinho a jogar em casa. O meu pai pendurava o alvo de dardos na parede, mas não era no meio do corredor. Por isso, quando se entrava na sala, era essa a linha de lançamento. Por isso, eu ficava sempre à direita do alvo", contou.

"Quando comecei a sair e a jogar nos dardos dos pubs, pareceu-me muito natural estar nessa posição. Porque era a posição em que eu jogava em casa, por isso adoptei-a", acrescentou um homem que faz da peculiaridade o seu modo de vida, dentro e fora da competição.

Uma corrente de pensamento

"The Bullet" foi campeão mundial da British Darts Organisation (BDO) em 2014 e em 2024 voltou ao seu melhor, vencendo o Masters. Grande parte da culpa por essa ascensão é do trabalho mental que o natural de Liverpool tem vindo a fazer desde há algum tempo. De facto, como confessou há alguns meses, chegou a recorrer aos serviços de um especialista em hipnose para ir para os jogos mais relaxado.

"Ele não nos faz ladrar como um cão, nem nos põe um relógio à frente dos olhos até adormecermos. Mergulhamos durante 25-30 minutos e isso equivale a quatro horas de sono. Concentra-nos. Alivia o stress e joga-se mais livremente", explicou.

A calma que procura em frente ao alvo contrasta com o alarido criado por "The Bullet" na Internet. Recentemente, a hashtag "#LetsGoBuntingMental" (um jogo de palavras que se traduz em algo como "vamos ficar loucos"), tem vindo a crescer no Reino Unido e os seus seguidores no X, Instagram e TikTok ultrapassam agora o meio milhão.

É um fenómeno das redes sociais. Bunting começou a sua carreira profissional aos 18 anos. Teve tempo para se afirmar no BDO e passar para a PDC (Professional Darts Corporation), mas tornou-se um ídolo mundial à beira dos 40 anos e não propriamente pelo seu jogo.

Por agora, "Titanium" será jogado mais uma vez no Alexandra Palace, em Londres, quando "The Bullet" defrontar Luke Woodhouse nos oitavos de final do 2025 World Darts Championship. Será que vai conquistar a sua segunda coroa no dia 3 de janeiro?