Mais

Dardos: Van Gerwen domina Chris Dobey e está na final do Campeonato do Mundo

Atualizado
Littler defronta Gerwen na final
Littler defronta Gerwen na finalKieran Cleeves/PDC
O título está à vista: O tricampeão Michael van Gerwen chegou à final do Campeonato do Mundo de Dardos em Londres e continua a sonhar com o seu quarto triunfo no Ally Pally. O neerlandês derrotou o inglês Chris Dobey por 6-1 para chegar à final pela sétima vez, onde vai enfrentar Luke Littler. O prodígio inglês venceu o compatriota também por 1-6.

Michael van Gerwen 6-1 Chris Dobey

Michael van Gerwen celebrou o último título do Campeonato do Mundo em 2019, mas na última vez que chegou à decisão perdeu para o inglês Michael Smith, em 2023. Agora o neerlandês quer coroar o forte torneio e garantir o prémio monetário de aproximadamente 581.000 euros.

Com uma média de 98,84 pontos e uma taxa de duplos de pouco menos de 43%, o Mighty Myke dominou o jogo e não deu qualquer hipótese a Chris Dobey.

170 final como o ponto alto

"É preciso ter a certeza de que se mantém o nosso próprio fogo. Não o vou subestimar", disse van Gerwen antes do confronto com Dobey. O atual número três do mundo começou a partida com o mesmo vigor ao vencer o primeiro set sem problemas e beneficiou de três dardos de set perdidos pelo oponente no segundo.

Dobey só entrou no jogo por pouco tempo, mas de forma impressionante: com o melhor final possível acima dos 170 pontos e outro acima dos 108 pontos, reduziu a desvantagem para 1-2 e incendiou o Ally Pally.

Mas van Gerwen rapidamente retomou o controlo e não cedeu mais nenhum set, selando o lugar na final com ao terceiro match darter.

Stephen Bunting 1-6 Luke Littler

Na final, o jogador de 35 anos vai defrontar o jovem Luke Littler. O adolescente  de 17 anos teve um desempenho impressionante desde o início contra o seu compatriota inglês Stephen Bunting. The Nuke marcou 180 pontos numa só jogada 13 vezes e confirmou a sua reputação de gigante da pontuação com uma média de 105,48. Com uma vitória por 1-6, Littler garantiu a segunda final consecutiva no Campeonato do Mundo.

"Estou muito feliz por ter ganho hoje. Claro que estou a jogar melhor do que no ano passado, já ganhei alguns títulos. Mas os torneios Major são sempre algo de especial. Mal posso esperar por amanhã", disse o jovem à Sky Sports.

Com um final de 170 e um checkout de 84 sobre o bullseye, proporcionou aos adeptos no Ally Pally alguns momentos memoráveis. Bunting só conseguiu acompanhar as fases, com o jogador de 39 anos a cometer repetidamente erros irritantes nas duplas.