Luke Woodhouse teve um começo brilhante no primeiro set. Venceu os dois primeiros parciais com facilidade, mantendo uma média de quase 110 pontos. Mike De Decker teve então a oportunidade de fazer um novo break no terceiro set, mas falhou três dardos de break. Woodhouse garantiu então o primeiro set com um checkout de 20 pontos.
Mike De Decker x Luke Woodhouse
De Decker também não encontrou o seu jogo no segundo set. Uma média de 81,21 pontos e uma taxa de checkout de 8,33 por cento não foram suficientes contra Woodhouse. Depois de falhar dois checkouts de 16 pontos, o inglês voltou a atacar com um break para fazer 2:1, antes de se afastar com um checkout de 60 pontos para assumir uma vantagem de 2:0 no set.
Só no terceiro set é que os 3.200 espectadores presentes no Ally Pally aguardaram a reação do belga. No entanto, as quatro pernas seguidas só foram suficientes para empatar o resultado em 1:2 em sets. Woodhouse voltou a quebrar a série no quarto set, mantendo a calma, especialmente nos momentos decisivos. No final, a invejável taxa de 29,41% de De Decker foi a sua principal desgraça. O seu adversário, por outro lado, conseguiu a grande surpresa.
Hurrell em ritmo acelerado contra Long
No início do dia, James Hurrell (número 89 da Ordem de Mérito) havia vencido com facilidade Jim Long na primeira partida do dia. O herói local de Banbury comemorou o maior sucesso da sua carreira e o seu primeiro triunfo no Ally Pally em três sets.
James Hurrell x Jim Long
Com uma média de 88,75 (contra 79,17 de Long), Hurrell teve a média significativamente mais alta, o que significa que não precisou da taxa de saída, que se manteve acima dos 50% durante grande parte do encontro. Num terceiro set mais fraco, esta taxa também desceu significativamente para menos de 45%. Mas contra Long (10%), que só ganhou uma perna no final, isso ainda foi suficiente.
No entanto, na segunda ronda, Hurrell tem de estar preparado para algo: Michael van Gerwen, o seu co-favorito, espera-o.
Van Leuven perdeu grande oportunidade
Na segunda partida da sessão da tarde, Kevin Doets (51.º) encontrou Noa-Lynn van Leuven. Muitos viram-na como a clara outsider, mas a neerlandesa fez um jogo animado. Com 80 e 120 pontos de controlo, van Leuven foi particularmente forte na finalização do primeiro set. Deu a volta a uma desvantagem de um break com um check-out de 40 e fez a favorita ponderar a vitória do set.
Kevin Doets x Noa-Lynn van Leuven
O ponto de viragem do encontro deu-se no terceiro parcial do segundo set: Van Leuven podia, ou talvez até devesse, ter quebrado novamente aqui. No entanto, ela falhou um 35 e um 16 no momento da decisão, enquanto Doets, por seu lado, falhou um 10. Doets não conseguiu acertar num duplo 1 num total de cinco rondas, enquanto van Leuven também não conseguiu fazer os seus cinco pontos restantes. Após 33 dardos, Doets acertou finalmente no duplo 1 e evitou o break no segundo set.
Provavelmente o impulso de confiança decisivo para o jogador de 26 anos. Depois disso, ele imediatamente fez o intervalo e os dois sets seguintes com desenvoltura, preparando uma vingança da partida da segunda ronda do ano passado contra Michael Smith.
Joyce defende-se do forte Labanauskas
Houve também uma vitória por 3:1 em sets na terceira partida do dia, na qual Ryan Joyce (33.º) venceu Darius Labanauskas (157.º). Ambos os jogadores começaram bem e fizeram uma média de mais de 100 pontos no primeiro set, que Joyce venceu por 3 a 0.
O outsider da Lituânia também se manteve obstinado no segundo set, enquanto Joyce caiu um pouco e, consequentemente, teve de ceder o segundo set por 0:3. No entanto, "Relentless" recuperou e venceu o terceiro set graças a um rácio de duplas ligeiramente melhor. O nível continuou a descer à medida que o jogo avançava, com Labanauskas, em particular, a não conseguir manter a sua elevada média dos dois primeiros sets.
Ryan Joyce x Darius Labanauskas
Com um duplo 16 falhado e um duplo 10 falhado, o jogador de 48 anos perdeu a oportunidade de ganhar mais pernas no quarto set. No final, a experiência de Joyce venceu e ele terminou a partida com um checkout de 20 para fazer 3:1 em pernas e sets.