Snakebite Wright conseguiu uma vitória aparentemente fácil no papel no Alexandra Palace, mas não esteve particularmente inspirado na pontuação, terminando com uma média de apenas 83,51.
No entanto, a eficácia nos duplos foi determinante na sua exibição, permitindo-lhe afastar a neerlandesa Van Leuven sem grandes dificuldades.
"É simplesmente fantástico voltar a estar aqui," afirmou Wright à Sky Sports. "Sei que não joguei bem, mas tenho a certeza de que vou jogar melhor na próxima ronda. É preciso crescer dentro do torneio. Não posso mostrar-lhes demasiado para a próxima ronda. Na próxima ronda vou estar bem."
Wright quebrou o lançamento de Van Leuven logo de início e depois fechou um impressionante checkout de 152 para consolidar a vantagem.
Ambos os jogadores estiveram aquém no capítulo da pontuação, mas Wright foi perfeito nos duplos, convertendo três em três e assumindo a liderança por 1-0.
O segundo set manteve-se equilibrado e Van Leuven conseguiu um checkout de 108, mas Wright acabou por vencer o jogo decisivo sob pressão no duplo 19.
Algumas más execuções nos duplos por parte de Van Leuven permitiram a Wright abrir vantagem no terceiro set, o que foi suficiente para garantir o triunfo em sets diretos.
Menzies perde o controlo em colapso frente a Manby
A frustração tomou conta do 26.º cabeça de série Menzies, que desferiu vários socos numa mesa de bebidas após uma surpreendente derrota por 3-2 frente ao estreante Charlie Manby.
Depois de perder o set decisivo para o jovem de 20 anos, Menzies começou a descarregar a raiva na parte inferior da mesa, fazendo voar uma garrafa de água e algum equipamento.
O escocês foi visto a pedir desculpa ao público do Ally Pally enquanto abandonava o palco, com a mão direita aparentemente ensanguentada devido a um corte profundo.
"Acho que (Menzies) vai arrepender-se disto para o resto da vida," comentou o antigo campeão da Premier League Glen Durrant na transmissão da Sky Sports. "Não foi nada agradável de ver."
Menzies entrou forte no encontro, com sete dardos perfeitos no primeiro set vitorioso, antes de Manby responder com um checkout de 115 no segundo para empatar.
Trocaram novamente sets, forçando um decisivo em que Manby conseguiu um checkout Shanghai de 120 para quebrar o lançamento de Menzies e depois venceu a partida à sétima oportunidade de fechar o encontro.
Entretanto, Brendan Dolan conseguiu um checkout de 170 mas teve de lidar com nove 180s de Tavis Dudeney numa animada vitória por 3-1 a abrir a sessão.
Dolan, da Irlanda do Norte, fechou o segundo set de forma categórica com o Big Fish, depois de já ter terminado com 106 e 101 em sets anteriores.
O austríaco Mensur Suljovic impôs-se ao canadiano David Cameron por 3-1.
Resultados do Mundial de Dardos da PDC de segunda-feira, 2026
Sessão da tarde
Brendan Dolan 3-1 Tavis Dudeney
Cameron Menzies 3-2 Charlie Manby
Mensur Suljovic 3-1 David Cameron
Peter Wright 3-0 Noa-Lynn van Leuven
