Aspinall nunca ficou para trás perante uma casa cheia em Gottingen, Alemanha, ao conquistar o seu primeiro título desde o World Matchplay em 2023.
The Asp derrotou Ritchie Edhouse, Jermaine Wattimena, o número um mundial Luke Humphries e Gary Anderson a caminho da final, onde impressionou.
Aspinall teve uma média de mais de 98 e lançou cinco 180s num encontro em que ganhou por 4-1 antes de Joyce - a jogar na sua primeira final do European Tour - mostrar uma resposta.
A vantagem foi reduzida para 5-4, mas Aspinall provou ser demasiado forte para Joyce e conseguiu a vitória e 35 mil euros em prémios monetários.
"Parecia que estava escrito nas estrelas", disse Aspinall depois. "O Ryan é uma excelente pessoa e um jogador de topo e foi ótimo partilhar o palco com ele na final. Era disto que eu precisava. Isto vai ajudar-me a acreditar em mim próprio e mostra que ainda sou suficientemente bom para competir com os melhores jogadores. Devido à situação em que tenho estado nos últimos anos, com as lesões e a dartite, este é provavelmente o meu momento de maior orgulho. O público foi inacreditável. O apoio que recebi foi fantástico. Sinceramente, isto significa muito para mim".
Joyce fez algumas exibições impressionantes para chegar à final, que incluíram uma vitória sobre Joe Cullen na sexta-feira, antes de derrotar Dimitri Van den Bergh, Rob Cross e Cameron Menzies.
O jogador de 39 anos surpreendeu Michael van Gerwen por 7-5 nas meias-finais para garantir o seu lugar no torneio.