O campeão em título Littler registou uma média impressionante de 105,38 ao derrotar Wessel Nijman 10-4, assegurando um lugar entre os oito melhores, onde irá defrontar o norte-irlandês Josh Rock.
O jovem entrou com força e chegou rapidamente ao 5-0, antes de Nijman recuperar ao vencer três dos quatro sets seguintes – mas Littler acabou por garantir o apuramento para a próxima ronda com a habitual classe.
"Tive de estar concentrado esta noite. Já conquistei títulos como o World Matchplay depois de estar a perder 5-0, mas hoje queria mostrar serviço e começar bem. Se chegar à final, serei número um mundial, por isso estou a encarar cada jogo individualmente e espero que eu e o Josh possamos proporcionar outro grande duelo como no World Matchplay", explicou Littler.
A surpresa da noite aconteceu quando o tricampeão Van Gerwen foi derrotado por 10-6 pelo compatriota Noppert.
O início equilibrado do encontro permitiu a Noppert liderar por 6-5 após o 11.º set, com o número 11 mundial a quebrar o lançamento de Van Gerwen no 13.º e a encaminhar-se para a vitória final.
"Foi uma montanha-russa. Acho que consegui lidar bem com a pressão, por isso estou muito satisfeito. Durante todo o jogo, estive bem. Tudo correu a meu favor, mas no fim fiquei um pouco nervoso" afirmou Noppert.
Noutros jogos, Rock garantiu o apuramento para os quartos ao bater Connor Scutt por 10-9 e Lukas Wenig levou a melhor sobre o compatriota Niko Springer com um triunfo apertado por 10-8.
