Recode aqui as estatísticas do encontro
O encontro em Wolverhampton viu ambos os jogadores assumirem posições de liderança naquele que foi o primeiro jogo televisionado entre os dois desde a ascensão de Littler ao topo do desporto. Littler vai agora enfrentar Martin Lukeman na final de domingo à noite, que bateu o irlandês Mickey Mansell por 16-12.
A estrela de 17 anos começou oscilante e levou um break o ex-campeão mundial escocês na primeira mão. Mas o vai-e-vem não tardou a aparecer, com os 180s a começarem a caírem para ambos, antes de Littler acabar por chegar a uma vantagem de 7-4.
No entanto, Anderson - que procurava o seu primeiro título do Grand Slam - não tardou a voltar aos velhos truques, aumentando a sua média e aproveitando os poucos erros que Littler começou a cometer. Numa reviravolta improvável, Anderson bateu sete mãos seguidas para atordoar Littler e o público, sem triplos a tornarem-se subitamente um incómodo.
Sem se deixar abater pela pressão, e com alguns erros de Anderson pelo caminho, foi Littler quem acabou por prevalecer num espetáculo divertido que acabaria por ser decidido na 31.ª e última mão.
Com os dardos na mão, The Nuke aproveitou algum nervosismo de Anderson para garantir a vitória num embate que cumpriu o que prometeu.
“Sei que posso recuperar e ganhar jogos como este, mas seria melhor se pudesse assumir a liderança como o Gary fez. Saí para o último intervalo e pensei: 'tens de cavar fundo', e não acredito que ganhei. Ele foi muito bom nos pares hoje e estou muito feliz por ter ganho", disse Littler à Sky Sports após a vitória.
“Só preciso de me manter focado e ser eu próprio. Esta é uma das minhas melhores vitórias", acrescentou.
Littler vai defrontar Lukeman, de 39 anos, a partir das 19:00, na final deste domingo, depois de o número 45 do mundo ter prolongado o seu conto de fadas até chegar à sua primeira grande final.