Mais

Dardos: Tricampeão Van Gerwen defronta Greaves na estreia do Grand Slam

Van Gerwen vai defrontar Greaves pela primeira vez
Van Gerwen vai defrontar Greaves pela primeira vezPDC Darts

O Mr Vegas Grand Slam de Dardos 2025 arranca no sábado, 8 de novembro, no WV Active Aldersley em Wolverhampton, com o tricampeão Michael van Gerwen a enfrentar Beau Greaves pela primeira vez numa prova oficial, logo na noite inaugural, num dos duelos mais aguardados do ano.

Greaves chega a Wolverhampton após uma época histórica na PDC Women's Series, em que permaneceu invicta em 86 partidas e conquistou 18 títulos em 24 eventos – o domínio mais impressionante de sempre na competição.

Com apenas 21 anos e uma vitória recente de grande destaque sobre o campeão em título Luke Littler, Greaves vai agora medir forças com um dos grandes nomes da modalidade na atualidade.

Van Gerwen, atualmente terceiro do ranking mundial, registou uma média de 115,19 no Grand Slam de 2021 – a segunda mais alta de sempre na prova – e, apesar de uma temporada irregular, continua a ser uma ameaça constante em qualquer competição.

MVG e Greaves integram o Grupo G, repleto de estrelas, que inclui também um duelo interessante entre o bicampeão finalista Gary Anderson e a jovem promessa alemã Niko Springer.

Littler procura defender o título

O atual campeão do Grand Slam e do Mundial, Luke Littler, inicia a defesa do troféu na noite de sábado, frente ao número um checo Karel Sedlacek, no Grupo E.

Littler, que ergueu o Troféu Eric Bristow no ano passado com apenas 17 anos, tornou-se desde então uma das maiores estrelas mundiais da modalidade, somando cinco títulos PDC em 2025 e mantendo uma média superior a 99 nos jogos transmitidos esta temporada.

O número um mundial Luke Humphries estreia-se no Grupo A frente ao vencedor da CDC Continental Cup Alex Spellman, iniciando a sua caminhada em busca do segundo título no Grand Slam.

O grupo conta ainda com o campeão de 2022 Michael Smith frente a Nathan Aspinall, repetindo o confronto que decidiu a final de Wolverhampton há três anos.

Noutro grupo, o tricampeão Gerwyn Price inicia a sua campanha no Grupo D frente ao qualifier do Tour Card Ricky Evans.

O galês, cuja média geral no Grand Slam supera os 98 em 48 partidas, partilha o grupo com o experiente James Wade e o estreante suíço Stefan Bellmont – o primeiro jogador da Suíça a participar no torneio.

O Grupo F apresenta outro enredo interessante, com o recém-coroado campeão europeeu Gian van Veen a defrontar a vencedora do Women's World Matchplay Lisa Ashton.

Juntam-se a estes a melhor jogador da Irlanda do Norte Josh Rock e o jovem talento neerlandês Wessel Nijman.

Jonny Clayton, Danny Noppert, Chris Dobey e Damon Heta também competem na sessão da tarde de sábado, completando um quadro repleto de campeões e jovens promessas.

A fase de grupos do torneio conta com 32 jogadores divididos em oito grupos de quatro, todos a competir em formato round-robin durante os primeiros quatro dias.

Os dois melhores de cada grupo avançam para as rondas eliminatórias, que começam na quarta-feira, 12 de novembro, com a final marcada para dia 16.

Grupos do Grand Slam de Dardos:

Grupo A

Luke Humphries (1)

Michael Smith

Nathan Aspinall

Alex Spellman

Grupo B

Chris Dobey (8)

Damon Heta

Martin Lukeman

Jurjen van der Velde

Grupo C

Stephen Bunting (4)

Martin Schindler

Alexis Toylo

Luke Woodhouse

Grupo D

James Wade (5)

Gerwyn Price

Stefan Bellmont

Ricky Evans

Grupo E

Luke Littler (2)

Daryl Gurney

Karel Sedlacek

Connor Scutt

Grupo F

Gian van Veen (7)

Josh Rock

Wessel Nijman

Lisa Ashton

Grupo G

Michael van Gerwen (3)

Gary Anderson

Beau Greaves

Niko Springer

Grupo H

Jonny Clayton (6)

Danny Noppert

Cam Crabtree

Lukas Wenig

Acompanha o Grand Slam de Dardos no Flashscore