Mais

Dardos: Littler vence Humphries e garante a dobradinha com o título na Nova Zelândia

Luke Littler posa com o troféu do NZ Darts Masters
Luke Littler posa com o troféu do NZ Darts MastersPhotosport Ltd / PDC

Luke Littler sublinhou a sua crescente supremacia ao derrotar o número um mundial Luke Humphries por 8-4 e vencer o New Zealand Darts Masters em Auckland.

A média de 115 do jovem de 18 anos é oficialmente a mais alta alguma vez registada num evento da World Series disputado na Nova Zelândia.

Littler conquistou o segundo título consecutivo da World Series em outras tantas semanas, tendo já ganho o Australian Darts Masters apenas uma semana antes - uma sequência muitas vezes referida como a "dobradinha oceânica".

Na meia-final, derrotou Gerwyn Price por 7-2, com uma média de 108,8 enquanto acertava cinco 180s e um checkout de 140, tendo vencido Mike De Decker por 6-2 no seu primeiro jogo do dia.

Nessa partida, Littler ainda teve uma média de 95,6, passou dos 100 pontos catorze vezes, registou oito visitas de 140+ e converteu seis de 13 tentativas de checkout com um melhor acabamento de 80.

Na final, Littler assumiu o controlo desde cedo. Abriu uma vantagem de 3-0, executou um checkout preciso de 83, e depois seguiu com pernas de apenas 13 e 11 dardos para estabelecer uma vantagem de 6-2.

"Senti-me muito como na semana passada", disse Littler ao PDC depois de levantar o troféu, tendo vencido os seus últimos 13 jogos em todas as competições: "Tive um início instável no meu jogo de abertura, mas quando se chega à Noite das Finais, sabe-se que é preciso dar o máximo, e foi isso que fiz novamente esta noite. Senti-me imbatível ali. O público foi brilhante e o recinto foi incrível - parecia uma noite de Premier League e estou muito feliz por conquistar mais um título. Estou a jogar muito bem neste momento, estou a desfrutar dos meus dardos e espero conseguir manter esta série de vitórias."

Humphries respondeu brevemente com pernas de 13 e 11 dardos, mas Littler garantiu a vitória com dois 11 dardos consecutivos.

Humphries recuperou da desilusão australiana e chegou à final depois de uma vitória nas meias-finais sobre Chris Dobey, em que obteve uma média de 102 e sete 180s.

Na final, também obteve uma média de 102, mas foi franco na derrota: "Joguei muito bem hoje, mas quando se apanha uma média de 115, não há muito que se possa fazer. O melhor jogador ganhou, sem dúvida. Quando o Luke está inspirado, é intocável."

No início da noite, Dobey venceu Stephen Bunting por 6-3, com uma média de 110. Gerwyn Price sobreviveu a uma decisão na última perna contra Josh Rock para chegar aos quartos de final.

Este triunfo vem juntar-se a uma sala de troféus de 2025 já repleta para Littler, que inclui o Campeonato do Mundo, o World Matchplay, o UK Open e agora dois títulos consecutivos da World Series. Littler segue agora para Amesterdão para as Finais do Jack's World Series of Darts, a 12 de setembro, em busca de manter o seu título.

Stephen Bunting deverá chegar como o principal cabeça de série, depois de ter vencido os eventos da World Series no Bahrain e em Copenhaga no início desta época.