Numa final emocionante, Littler entrou forte e rapidamente construiu uma vantagem de 3-1, graças a uma eficácia notável nas finalizações.
O jovem de 19 anos conseguiu um checkout espetacular de 153 no primeiro leg do segundo set, antes de dois 121 consecutivos lhe permitirem assumir o controlo nos momentos iniciais.
Humphries esteve em grande plano ao longo do torneio, e o jogador de 30 anos recuperou de forma notável de 3-1 para igualar o marcador em 3-3 antes do intervalo.
Seguiu-se um duelo imprevisível, com Littler a recuperar no sétimo set depois de Humphries falhar dolorosamente três setas para fechar em duplo topo, antes de Cool Hand empatar o encontro com uma finalização de 81.
Numa disputa verdadeiramente de classe mundial, Humphries manteve a calma e conseguiu um 108 para passar para 5-4 em sets, mas vacilou nos momentos finais, permitindo que Littler vencesse quatro legs consecutivos e acrescentasse o título de Masters à sua já impressionante coleção.
"Estou exausto, completamente de rastos", disse Littler à ITV após a vitória.
"Ao entrar no último intervalo, a perder por 5-4, disse que não tinha mais nada para dar, absolutamente nada, mas consegui ir buscar forças. Estive totalmente concentrado e consegui concluir o trabalho. Foi uma semana estranha e difícil por vezes, mas é por isto que lutamos em cada jogo e em cada leg, e acabei por sair vencedor. Tem sido sempre entre mim e o Luke no primeiro grande torneio do ano, e acredito que vai continuar", acrescentou.
"Este era o único que ainda não tinha conquistado, mas agora já o tenho, e só falta um", assumiu.
Price cruelmente afastado da final por Littler
Antes, Littler e Gerwyn Price disputaram uma meia-final emocionante, e o galês acabou por lamentar as suas oportunidades desperdiçadas.
Numa disputa de nove sets, jogada maioritariamente ao serviço, Price conseguiu finalmente quebrar Littler no set decisivo e criou uma oportunidade para fechar o encontro.
O galês ficou com 107 após 12 setas, mas falhou o duplo topo e acabou por ser castigado pelo seu grande rival no duplo 2.
Littler fechou depois o último leg da meia-final com um brilhante 12 setas, mantendo o seu excelente registo frente a Price.
Apesar de 'The Iceman' voltar a não conseguir triunfar em mais um evento televisivo, pode retirar confiança da sua prestação.
Gerwyn Price igualou o campeão do mundo ao longo de nove sets intensos, ao conseguir nove 180, uma média próxima dos 100 e 34 por cento de eficácia nos duplos.
Essa consistência nos triplos, que incluiu 16 pontuações acima de 140, seria suficiente para vencer a maioria dos jogadores do circuito, mas Littler mostrou estar num patamar diferente.
