Rusty-Jake Rodriguez foi banido provisoariamente depois de ter tido um teste positivo para doping. O anúncio foi feito pela Autoridade Reguladora de Dardos (DRA) na terça-feira.
Rodriguez, irmão mais novo do duas vezes finalista da Taça do Mundo Rowby-John, foi selecionado para um teste de doping aleatório a 25 de agosto, o dia do Players Championship 24. O resultado parece ter sido positivo.
"O Presidente da DRA suspendeu Rodriguez de participar em quaisquer eventos ou competições organizadas pela DRA, enquanto se aguarda o resultado da investigação e dos procedimentos e a decisão sobre este assunto. Ele tem o direito de recorrer da decisão de suspensão", lê-se no comunicado da DRA.
Pela frente virão outras investigações, mas entretanto Rodriguez tem o direito de apresentar um protesto contra as suspensões, o teste e outros aspetos.
O jogador de 24 anos só recuperou o seu cartão do Tour no início do ano. Já tinha tido um entre 2022 e 2023. Este ano, participou pela primeira vez na Taça do Mundo de Dardos (juntamente com Mensur Suljovic) e chegou à segunda ronda do Open do Reino Unido.
O teste antidoping não terá consequências desportivas para a competição, já que foi eliminado na primeira ronda do Players Championship 24 e 25. Rodriguez é o terceiro jogador a testar positivo depois de Dom Taylor e Dean Croshaw em novembro de 2024. Ambos os ingleses receberam penas de um mês. Taylor não participou no Campeonato do Mundo de Dardos.