Dardos: Littler avança com facilidade enquanto Bunting é eliminado nas Finais do Players Championship

Littler em Minehead
Littler em MineheadTaylor Lanning / PDC

Luke Littler prosseguiu a sua caminhada rumo ao título das Finais do Players Championship com duas exibições dominadoras, enquanto Daryl Gurney afastou Stephen Bunting antes de superar Adam Lipscombe num dia repleto de emoção em Minehead.

O segundo dia do evento contou com a disputa da segunda e terceira jornadas em duas sessões no sábado, com o número 1 do mundo Littler a mostrar-se imperturbável.

O atual campeão mundial protagonizou uma exibição impressionante frente ao quarto cabeça de série Ross Smith, com uma média de 107 pontos na vitória por 6-3. Depois, impôs-se de forma avassaladora nos oitavos de final diante do alemão Ricardo Pietreczko, vencendo sete das últimas oito partidas para garantir o triunfo por 10-6, com uma média próxima dos 103 pontos.

“Não estive ao meu melhor nos duplos, mas espero afinar amanhã”, afirmou Littler, que fechou o encontro com um final de 121 pontos, recorrendo a dois bullseyes. “Este é um título que ainda não conquistei, por isso estou determinado a consegui-lo e espero voltar para mais uma vitória.”

Littler vai defrontar o quinto cabeça de série Chris Dobey nos quartos de final, depois de Dobey ter ultrapassado Cam Crabtree e James Hurrell para alcançar o seu segundo quarto de final televisivo do ano em provas de ranking. O percurso de Dobey incluiu um duelo renhido decidido na última partida frente a Crabtree, antes de um triunfo tranquilo sobre Hurrell que lhe garantiu presença no dia das finais.

Noutro encontro, Jonny Price vai medir forças com o campeão de 2018 Gurney no primeiro quarto de final de domingo, com o galês a manter o embalo após triunfos sobre Sebastian Bialecki e Martin Schindler. O triunfo de Price por 10-6 frente a Schindler destacou-se pela conquista de seis das últimas sete partidas, depois de um 6-1 demolidor sobre Bialecki, em que registou uma média de 105 pontos e fechou com finais de 127 e 161.

“Ainda não o consegui fazer na televisão, mas acho que está para breve”, disse Price. “Sinto-me confiante nas minhas capacidades e na forma como estou a jogar. Psicologicamente, estou bem, e é isso que procuro quando estou em palco—aproveitar o jogo.”

Gurney, o único antigo campeão ainda em prova, sobreviveu a um duelo tenso com o estreante Adam Lipscombe, tendo de resistir a dez setas de partida depois de Lipscombe liderar por 8-4 e 9-7. Antes, já tinha vencido por 6-4 o número 4 do mundo Bunting.

Josh Rock, parceiro de Gurney no Mundial, foi outro dos grandes destaques. Venceu Scott Williams sem ceder qualquer partida e depois superou Krzysztof Ratajski por 10-8, convertendo quatro finais acima dos 100 pontos frente a Williams e somando dez máximos para resistir a uma recuperação notável do polaco. Rock vai agora defrontar Nathan Aspinall, que alcançou o seu primeiro quarto de final do Players Championship após triunfos sobre os neerlandeses Richard Veenstra e Danny Noppert.

James Wade e Jermaine Wattimena vão também lutar por um lugar nas meias-finais. Wade afastou o campeão de 2021 Peter Wright e o vencedor do UK Open 2023 Andrew Gilding em jornadas consecutivas, enquanto Wattimena registou a média mais alta do torneio (108,94) para derrotar Ryan Joyce e depois venceu de forma apertada Ryan Searle por 10-8.

O torneio já assistiu à eliminação dos antigos campeões Gary Anderson e Wright, enquanto o campeão europeu Gian van Veen desperdiçou uma vantagem de 5-3 frente a Ratajski na segunda jornada.

Os oito jogadores restantes vão disputar o prémio superior a 100 mil euros no Dia das Finais, com os quartos de final a decorrerem na tarde de domingo, seguidos das meias-finais e da final na sessão noturna. A final do Winmau World Youth Championship também será disputada entre as meias-finais e a final, com o campeão em título Van Veen a defrontar a vencedora da Women’s Series Beau Greaves num duelo muito aguardado.

Resultados

Sessão da tarde

Daryl Gurney 6-4 Stephen Bunting

James Wade 6-4 Peter Wright

Nathan Aspinall 6-0 Richard Veenstra

Gerwyn Price 6-1 Sebastian Bialecki

Luke Littler 6-3 Ross Smith

Krzysztof Ratajski 6-5 Gian van Veen

Josh Rock 6-0 Scott Williams

Danny Noppert 6-1 Madars Razma

James Hurrell 6-1 Luke Woodhouse

Adam Lipscombe 6-2 Bradley Brooks

Ryan Searle 6-5 Callan Rydz

Jermaine Wattimena 6-2 Ryan Joyce

Martin Schindler 6-4 Nick Kenny

Ricardo Pietreczko 6-5 Gary Anderson

Andrew Gilding 6-5 Justin Hood

Chris Dobey 6-5 Cam Crabtree

Sessão noturna

Gerwyn Price 10-6 Martin Schindler

Nathan Aspinall 10-8 Danny Noppert

Luke Littler 10-6 Ricardo Pietreczko

Josh Rock 10-8 Krzysztof Ratajski

Daryl Gurney 10-9 Adam Lipscombe

James Wade 10-6 Andrew Gilding

Jermaine Wattimena 10-8 Ryan Searle

Chris Dobey 10-5 James Hurrell

Acompanha as Finais do Players Championship no Flashscore!