O segundo dia do evento contou com a disputa da segunda e terceira jornadas em duas sessões no sábado, com o número 1 do mundo Littler a mostrar-se imperturbável.
O atual campeão mundial protagonizou uma exibição impressionante frente ao quarto cabeça de série Ross Smith, com uma média de 107 pontos na vitória por 6-3. Depois, impôs-se de forma avassaladora nos oitavos de final diante do alemão Ricardo Pietreczko, vencendo sete das últimas oito partidas para garantir o triunfo por 10-6, com uma média próxima dos 103 pontos.
“Não estive ao meu melhor nos duplos, mas espero afinar amanhã”, afirmou Littler, que fechou o encontro com um final de 121 pontos, recorrendo a dois bullseyes. “Este é um título que ainda não conquistei, por isso estou determinado a consegui-lo e espero voltar para mais uma vitória.”
Littler vai defrontar o quinto cabeça de série Chris Dobey nos quartos de final, depois de Dobey ter ultrapassado Cam Crabtree e James Hurrell para alcançar o seu segundo quarto de final televisivo do ano em provas de ranking. O percurso de Dobey incluiu um duelo renhido decidido na última partida frente a Crabtree, antes de um triunfo tranquilo sobre Hurrell que lhe garantiu presença no dia das finais.
Noutro encontro, Jonny Price vai medir forças com o campeão de 2018 Gurney no primeiro quarto de final de domingo, com o galês a manter o embalo após triunfos sobre Sebastian Bialecki e Martin Schindler. O triunfo de Price por 10-6 frente a Schindler destacou-se pela conquista de seis das últimas sete partidas, depois de um 6-1 demolidor sobre Bialecki, em que registou uma média de 105 pontos e fechou com finais de 127 e 161.
“Ainda não o consegui fazer na televisão, mas acho que está para breve”, disse Price. “Sinto-me confiante nas minhas capacidades e na forma como estou a jogar. Psicologicamente, estou bem, e é isso que procuro quando estou em palco—aproveitar o jogo.”
Gurney, o único antigo campeão ainda em prova, sobreviveu a um duelo tenso com o estreante Adam Lipscombe, tendo de resistir a dez setas de partida depois de Lipscombe liderar por 8-4 e 9-7. Antes, já tinha vencido por 6-4 o número 4 do mundo Bunting.
Josh Rock, parceiro de Gurney no Mundial, foi outro dos grandes destaques. Venceu Scott Williams sem ceder qualquer partida e depois superou Krzysztof Ratajski por 10-8, convertendo quatro finais acima dos 100 pontos frente a Williams e somando dez máximos para resistir a uma recuperação notável do polaco. Rock vai agora defrontar Nathan Aspinall, que alcançou o seu primeiro quarto de final do Players Championship após triunfos sobre os neerlandeses Richard Veenstra e Danny Noppert.
James Wade e Jermaine Wattimena vão também lutar por um lugar nas meias-finais. Wade afastou o campeão de 2021 Peter Wright e o vencedor do UK Open 2023 Andrew Gilding em jornadas consecutivas, enquanto Wattimena registou a média mais alta do torneio (108,94) para derrotar Ryan Joyce e depois venceu de forma apertada Ryan Searle por 10-8.
O torneio já assistiu à eliminação dos antigos campeões Gary Anderson e Wright, enquanto o campeão europeu Gian van Veen desperdiçou uma vantagem de 5-3 frente a Ratajski na segunda jornada.
Os oito jogadores restantes vão disputar o prémio superior a 100 mil euros no Dia das Finais, com os quartos de final a decorrerem na tarde de domingo, seguidos das meias-finais e da final na sessão noturna. A final do Winmau World Youth Championship também será disputada entre as meias-finais e a final, com o campeão em título Van Veen a defrontar a vencedora da Women’s Series Beau Greaves num duelo muito aguardado.
Resultados
Sessão da tarde
Daryl Gurney 6-4 Stephen Bunting
James Wade 6-4 Peter Wright
Nathan Aspinall 6-0 Richard Veenstra
Gerwyn Price 6-1 Sebastian Bialecki
Luke Littler 6-3 Ross Smith
Krzysztof Ratajski 6-5 Gian van Veen
Josh Rock 6-0 Scott Williams
Danny Noppert 6-1 Madars Razma
James Hurrell 6-1 Luke Woodhouse
Adam Lipscombe 6-2 Bradley Brooks
Ryan Searle 6-5 Callan Rydz
Jermaine Wattimena 6-2 Ryan Joyce
Martin Schindler 6-4 Nick Kenny
Ricardo Pietreczko 6-5 Gary Anderson
Andrew Gilding 6-5 Justin Hood
Chris Dobey 6-5 Cam Crabtree
Sessão noturna
Gerwyn Price 10-6 Martin Schindler
Nathan Aspinall 10-8 Danny Noppert
Luke Littler 10-6 Ricardo Pietreczko
Josh Rock 10-8 Krzysztof Ratajski
Daryl Gurney 10-9 Adam Lipscombe
James Wade 10-6 Andrew Gilding
Jermaine Wattimena 10-8 Ryan Searle
Chris Dobey 10-5 James Hurrell
