O atual campeão do mundo entrou no último evento sob enorme pressão, ocupando a 67.ª posição na Ordem de Mérito do Players Championship e precisando de um grande resultado para manter viva a sua temporada.
No final da noite, já não restavam dúvidas. Littler arrasou o estreante neerlandês Dennie Olde Kalter 8-2 na final, com uma média impressionante de 110,73 e 10 pontuações máximas de 180, garantindo assim o seu terceiro título PDC do ano.
"Estou muito feliz por sair daqui com a vitória", afirmou Littler à PDC.
"No início do dia, o objetivo era apenas ultrapassar as primeiras fases, e é preciso acreditar em nós próprios", acrescentou.
Littler começou a quarta-feira ciente de que uma má prestação poderia custar-lhe a presença nas finais de Minehead.
O jovem de 18 anos respondeu de forma implacável, com uma média superior a 102 ao longo de sete partidas e 109,45 na vitória das meias-finais frente ao número quatro mundial Stephen Bunting.
"Tentar qualificar-me para Minehead estava sempre presente no meu pensamento," admitiu Littler.
"Vi algumas pessoas nas redes sociais a dizer que eu não ia conseguir, mas estou muito satisfeito com a forma como joguei", acrescentou.
Mais cedo, bateu Dylan Slevin, Jeffrey de Graaf, Adam Lipscombe, Adam Hunt e Rhys Griffin para chegar às meias-finais sem nunca parecer em apuros.
O triunfo de Littler coloca-o confortavelmente no top 64 para as Finais do Players Championship, que terão lugar em Minehead, Somerset, de 21 de novembro em diante. O evento reunirá os jogadores mais consistentes do ano ao longo dos 34 torneios do Players Championship.
Enquanto Littler celebrava mais um feito, houve desilusão para Michael van Gerwen.
O tricampeão mundial, que desistiu do duplo evento em Wigan, vai falhar as finais pela primeira vez, depois de ter caído fora dos lugares de qualificação.