Existem lugares garantidos para os quatro primeiros da Ordem de Mérito da PDC, o que significa que Littler, Humphries, Van Veen e Michael van Gerwen foram todos incluídos automaticamente. No entanto, certamente houve muita discussão em torno das restantes quatro vagas.
Bunting não tem estado ao seu melhor nível desde que venceu dois torneios da World Series e uma etapa do Euro Tour no final do ano passado, mas o jogador de 40 anos é um dos favoritos dos adeptos por onde passa.
"Fico um pouco surpreendido com a escolha de Stephen Bunting. Teve um ano razoável, mas na minha opinião não tão bom como outros", Wayne Mardle afirmou à Sky Sports.
"Pode considerar-se algo afortunado. Jogou de forma aceitável na Premier League no ano passado, mas os resultados não foram positivos, especialmente nas primeiras oito semanas, em que não venceu qualquer jogo".
Gerwyn Price foi incluído pela oitava vez, também devido ao impacto que tem fora do palco; as suas exibições e atitudes são sempre destaque quando os dardos chegam à cidade.
Jonny Clayton, por sua vez, volta a ser chamado pela primeira vez desde 2023, enquanto o norte-irlandês Josh Rock vai estrear-se na Premier League, tal como Van Veen.
Os dois nomes mais sonantes a ficarem de fora são Nathan Aspinall e Danny Noppert, sendo que o primeiro não participa pela primeira vez desde 2022.
Noppert era há muito apontado como provável escolha, mas talvez o facto de não ter chegado aos 32 melhores no Alexandra Palace lhe tenha custado mais do que apenas uma fatia maior do prémio monetário.
"O Danny Noppert teve mesmo muito azar. Chegou às meias-finais de quatro grandes torneios", continuou Mardle.
"O Nathan Aspinall ainda tinha uma hipótese, mas o Noppert, sinceramente... o que é que ele tem de fazer? Ganhou o UK Open há uns anos. Desde então, tem evoluído cada vez mais. Talvez precise de chegar a uma final ou vencer uma, mas o Stephen (Bunting) não conseguiu isso este ano".
"Com as exibições do ano passado, pensei que isso jogaria contra ele e não a seu favor, mas tem uma legião de adeptos".
Gary Anderson e Ryan Searle, que foram eliminados respetivamente por Van Veen e Littler no Campeonato do Mundo, também não foram escolhidos, mas não havia indicação de que Anderson quisesse ocupar uma vaga, enquanto Searle seria sempre uma escolha algo surpreendente, apesar do seu recente percurso impressionante no Mundial.
A Premier League Darts arranca em Newcastle a 5 de fevereiro, onde Luke Littler vai iniciar a defesa do título depois de ter vencido na sua estreia no ano passado.
Alinhamento completo de jogadores
Luke Littler
Luke Humphries
Gian van Veen
Michael van Gerwen
Jonny Clayton
Stephen Bunting
Josh Rock
Gerwyn Price
Calendário
5 de fevereiro: Noite 1 - Newcastle
12 de fevereiro: Noite 2 - Antuérpia
19 de fevereiro: Noite 3 - Glasgow
26 de fevereiro: Noite 4 - Belfast
5 de março: Noite 5 - Cardiff
12 de março: Noite 6 - Nottingham
19 de março: Noite 7 - Dublim
26 de março: Noite 8 - Berlim
2 de abril: Noite 9 - Manchester
9 de abril: Noite 10 - Brighton
16 de abril: Noite 11 - Roterdão
23 de abril: Noite 12 - Liverpool
30 de abril: Noite 13 - Aberdeen
7 de maio: Noite 14 - Leeds
14 de maio: Noite 15 - Birmingham
21 de maio: Noite 16 - Sheffield
28 de maio: Noite das Finais - Londres
